Poupança requer avaliação de seus hábitos de rotina

A elaboração de uma poupança pode ser um desafio para uma pessoa que deseja realizar um planejamento pessoal. Veja pontos importantes!

Poupança e o seu planejamento pessoal

A elaboração de uma poupança pode ser um ponto desafiador para uma pessoa que deseja realizar um planejamento pessoal no que diz respeito às suas finanças.

Por isso, é importante se atentar às possíveis mudanças que você pode realizar para que esse direcionamento ocorra de maneira natural. Veja algumas dicas e faça as devidas adequações para que direcione uma poupança organicamente e alcance os seus objetivos em curto, médio e longo prazo.

 Alimente o hábito da poupança

É muito importante que você alimente a poupança como um hábito. Dessa forma, em um primeiro momento, dentro do seu planejamento financeiro pessoal, você deve ter clareza sobre seus hábitos pessoais, de modo que consiga direcionar valores para uma poupança.

Sendo assim, ainda que você acredite que os valores são irrisórios, direcione-os para essa finalidade. Dessa forma, você estará alimentando um hábito e isso faz toda a diferença dentro de um planejamento. Além disso, é possível que posteriormente, você direcione valores fixos elevados para a poupança.

Faça uma reserva de emergência

Um dos maiores problemas do orçamento financeiro são os imprevistos, por isso, é importante contar com uma reserva de emergência. 

A reserva de emergência consiste em se preparar para gastos que surgem sem aviso prévio. Normalmente, a orientação é de que essa reserva seja 6 vezes o valor dos gastos fixos mensais. 

Porém, mesmo que não haja a possibilidade para chegar em tal resultado, é importante a conscientização de que, mesmo que sejam valores menores do que os recomendados, ainda assim, exista saldo para essa finalidade.

 Faça trocas inteligentes

Você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade, por exemplo. Sendo assim, direcione os valores referentes às taxas do cartão para a sua poupança, bem como, você pode realizar o mesmo tipo de troca no que diz respeito à sua conta bancária.

Uma vez que as fintechs oferecem serviços bancários de qualidade com isenção total de tarifas. Dessa forma, você estará modificando hábitos e direcionando valores para uma poupança, o que certamente fará a diferença para hábitos futuros.

Planeje as suas metas pessoais

 Você pode direcionar a poupança para metas específicas, considerando o curto, médio e longo prazo. Além disso, você pode diversificar as opções de investimentos para além da poupança.

No entanto, é muito importante que você tenha foco em seus hábitos para que posteriormente você possa verificar metodologias específicas para a poupança. Sugerimos que confira o artigo sobre o método do pote, já que é uma forma de planejamento voltado para o poupador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.