Poupança: processo flexível no seu planejamento de finanças

A poupança pode ser parte de um processo flexível no seu planejamento de finanças pessoais. Veja dicas para o seu planejamento financeiro!

É possível viabilizar uma poupança por meio de um planejamento financeiro pessoal, para isso, é importante utilizar uma ferramenta de gestão e definir suas metas, considerando o curto, médio e longo prazo.

Poupança: processo flexível no seu planejamento de finanças

A poupança pode ser parte de um conceito dentro de um planejamento financeiro, e não o seu único objetivo. É relevante analisar na sua rotina quais hábitos podem ser modificados. Visto que diversos fatores interferem nos seus hábitos de consumo. Sendo assim, a auto-observação pode ser primordial para direcionar o seu planejamento financeiro.

Faça trocas econômicas 

É possível realizar trocas financeiramente viáveis de modo orgânico. Por exemplo, ao trocar o seu cartão de crédito atual por uma opção sem tarifas, estará mantendo um serviço bancário e gerando economia.

Da mesma forma, a troca pode ser realizada no que tange a sua conta bancária, já que as fintechs oferecem contas bancárias de forma digital sem cobrar taxas do cliente final.

Poupe todos os valores economizados

No entanto, dentro do conceito de poupança flexível é importante que os valores economizados sejam direcionados para essa finalidade. Dessa forma, estará gerando economia sem abdicar de um importante serviço bancário.

Ao direcionar os valores para sua poupança, ainda que sejam valores baixos, estará criando uma visualização do seu processo; o que é muito importante para que o seu fluxo financeiro seja resolutivo em longo prazo. Portanto, direcione valores para a poupança sempre que gerar uma economia e não foque nos valores monetários, e sim na frequência dos depósitos.

Refaça o seu planejamento de forma periódica

Com o passar do tempo poderá modificar o planejamento para definir metas mais agressivas e elaboradas. No entanto, é muito importante que conceitue a poupança como um hábito para que esse controle ocorra de forma orgânica, questionado os seus impulsos de compra.

Estude outras opções para diversificar seus investimentos

O mercado de investimentos oferece muitas opções para o novo investidor. Sendo assim, é viável analisar outras opções de renda fixa de forma planejada. No entanto, o conceito da poupança deve ser habitual na sua rotina para que construa uma relação positiva com suas finanças, sem que se cobre excessivamente.

Seja flexível com o seu processo

Visto que o foco do planejamento através do conceito de poupança flexível se refere ao fato de flexibilizar sua rotina, sem abandonar todo o seu fluxo. Portanto, analise seus hábitos e tenha clareza sobre suas metas, ainda que o seu processo ocorra de forma não linear. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.