Poupança: processo de planejamento financeiro flexível

A poupança poder conceituada como o resultado de um processo de planejamento financeiro flexível. Confira algumas dicas!

É possível que você economize dinheiro através de algumas análises pessoais que podem te ajudar a viabilizar uma poupança de maneira faseada.

Poupança: processo de planejamento financeiro flexível

Muitas pessoas abdicam da necessidade do planejamento financeiro por não estarem em uma situação financeiramente positiva. No entanto, ao abdicar de elaborar a sua poupança dentro de um processo planejado, você deixa de registrar algo que já está acontecendo na sua rotina. Por isso, é importante que você faça um planejamento financeiro que ampare a sua própria necessidade atual.

Faça um planejamento através de um mapeamento de sua situação financeira atual

Você pode usar o Trello ou aplicativos comuns para finanças de modo resolutivo. Dessa forma, você pode realizar um planejamento através de um mapeamento de sua situação financeira atual.

Para isso, é importante que você separe custos fixos e variáveis, por conseguinte, defina pequenas metas. No início do seu planejamento financeiro, pode ser importante que você coloque suas mudanças comportamentais como metas. Pois, conforme seus hábitos se tornarem financeiramente saudáveis e sustentáveis, você poderá direcionar valores fixos para  a poupança.

Conceitue a poupança como o resultado de todo esse processo

Sendo assim, é importante que você conceitue a poupança como o resultado de todo esse processo. Por isso, você deve direcionar todos os valores economizados para a sua poupança, ainda que sejam valores irrisórios. Pois, dentro do seu conceito de flexibilidade, esses valores fazem parte de uma forma tangível de visualização do seu processo.

Faça trocas financeiramente viáveis

Você pode trocar um produto bancário tradicional por um produto bancário digital. Visto que as fintechs são fontes de serviços bancários qualificados sem taxas.

Por exemplo, você pode trocar o seu cartão de crédito comum por um cartão sem anuidade; ao mesmo tempo em que você pode realizar essa troca no que diz respeito a conta bancária. Dessa forma, estará gerando economia sem abdicar dos serviços.

Refaça suas metas periodicamente

Dentro do seu processo de planejamento financeiro pessoal flexível, a poupança será sempre resultado de uma pequena mudança. Porém, conforme o seu planejamento financeiro evoluir, você poderá verificar suas metas e fixar valores para a sua poupança. 

Analise o mercado de investimentos e verifique outras opções

Inclusive, é possível que você analise o mercado de investimentos e verifique outras opções; o mais importante é que você reforce hábitos positivos para que você não conceitue a poupança como um processo de sacrifício, e sim como o resultado de mudanças financeiramente saudáveis e sustentáveis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.