Poupança: planejamento e metas pessoais

Viabilizar uma poupança requer planejamento financeiro e definição de metas pessoais. Veja dicas importantes!

A poupança pode ser uma decisão planejada – veja dicas 

É possível viabilizar uma poupança através de um planejamento financeiro, porém, esse pode ser um desafio pessoal para muitos. Sendo assim, é relevante que você se atente a alguns pontos no que diz respeito aos seus hábitos de consumo para que possa direcionar uma poupança, bem como, alcançar suas metas em curto, médio e longo prazo.

Primeiramente, coloque suas metas pessoais dentro do seu planejamento, separando-as por prazos. Ou seja, você pode separá-las por prazo curto, médio e longo, pois essa separação serve para que você possa ter clareza sobre as ações possíveis que você pode tomar para alcançar seus objetivos.

O que você pode fazer?

Assim sendo, você pode tomar ações que geram economia, sem exatamente inseri-las em uma meta. Dessa forma, você estará realizando uma mudança de hábitos que se tornará orgânica. 

Por isso, definir metas e objetivos é o principal passo para quem deseja uma reorganização financeira. No entanto, seja detalhista e preciso com seus desejos. Pois traçar metas claras é o que irá nortear o seu planejamento de forma ampla.

Por exemplo, se você deseja viajar para o exterior, é importante fazer um planejamento sobre quanto você vai gastar com as passagens, estadia, qual é o período que você deseja ficar no local, documentação necessária, além de valores para alimentação, emergências etc.

Faça compras inteligentes

Evite compras que não sejam necessárias. Principalmente pequenos valores que são gastos no cartão de crédito, pois no fechamento da fatura esse montante pode ser assustador.

O seu cartão de crédito

Um dos maiores vilões do orçamento pessoal e doméstico é o cartão de crédito. Felizmente, na atualidade existem opções sem anuidade, o que associado ao uso consciente, só tende a trazer benefícios.

Alimente o hábito da poupança 

Você pode direcionar os valores economizados com essas trocas para a sua poupança. Isso porque no início do seu planejamento financeiro pessoal o seu foco deve ser a economia e não exatamente os valores guardados.

Sendo assim, ao criar o hábito de guardar dinheiro, você certamente passará a questionar o seu hábito de compra e evitar compras por impulso para que possa direcionar os valores para a poupança.

Tenha paciência com o seu processo 

Dessa forma, ainda que seja algo perceptível apenas em longo prazo, o seu planejamento financeiro irá te ajudar a amparar a sua demanda atual, ao passo que poderá separar seus objetivos, o que torna suas metas pessoais mais realizáveis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.