Poupança para crianças: a realidade financeira e a responsabilidade da autonomia

Poupança para crianças: a realidade financeira e a responsabilidade da autonomia. Confira dicas relevantes!

A poupança pode ser um grande desafio para muitas pessoas. Por isso, pode ser difícil repassar a ideia de um planejamento financeiro para as crianças.

Poupança para crianças: a realidade financeira e a responsabilidade da autonomia

Sendo assim, trouxemos algumas dicas para que você possa ensinar o hábito da poupança para as crianças. Pois, ainda que você não tenha sido educado financeiramente desde a infância, é possível que você insira esse hábito na sua rotina e repasse-o, de modo que você se torne um exemplo. 

Cofrinho

Primeiramente, dê um cofrinho para a criança. O hábito de guardar deve ser ensinado de forma natural, por isso, o cofrinho pode ser uma motivação para uma criança poupar dinheiro.

O hábito de guardar dinheiro de forma objetiva deve começar na infância. Sendo assim, dê um cofrinho para a criança e ensine-a a guardar valores para pequenos objetivos. Certamente esse é um hábito que será muito importante para uma vida adulta.

 Fale sobre metas

Fale para crianças sobre caminhos importantes que podem ser criados para que uma pessoa alcance um objetivo. Porém, tenha cuidado para que a sua fala seja flexível, de modo que a criança não fique ansiosa para alcançar o seu objetivo. 

É muito importante que em qualquer fase da vida as pessoas tenham  o conceito do aprendizado durante o caminho. Por isso, a flexibilidade é muito importante quando você ensina uma criança sobre suas próprias metas, pois esse ensinamento pode evitar um que a criança se torne ansiosa e se cobre excessivamente. 

Ensine a criança a comparar os preços

É importante que as crianças saibam que podem comparar os preços e aprendam a pesquisar. Sendo assim, antes de dar um presente à criança, quando ela já está pedindo por um determinado ítem, ensine-a a acompanhar os preços para que ela te indique o menor preço. Dessa forma, ela estará praticando um conceito muito importante para evitar que se torne um comprador compulsivo no futuro.

Mesada digital?

A mesada é um conceito importante para ensinar a criança a guardar dinheiro, bem como para ensinar a lidar com suas metas, já que você pode direcionar para a criança mensalmente um valor baixo apenas para que ela administre-o, entendendo o conceito na prática. 

Na atualidade, considerando que as crianças nasceram na era digital, você pode dar para a criança um cartão pré-pago, controlando-o pelo aplicativo. Ou ainda, você pode deixar a criança controlar o cartão via aplicativo, caso ela tenha idade para lidar com um smartphone. Sendo assim, essa é uma maneira prática de ensinar sobre a realidade financeira e a responsabilidade de ter autonomia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.