Por meio de uma poupança é possível que você consiga alcançar diversos objetivos, bem como viabilizar uma reserva de emergência. No entanto, para muitas pessoas, a poupança se tornou um desafio, principalmente para quem está em uma situação financeira negativa.
Poupança: hábitos, mapeamentos e negociações
Sendo assim, é relevante que você considere realizar um plano de finanças pessoais para que você possa elaborar uma poupança, ainda que você não consiga inserir valores elevados.
O foco desse tipo de planejamento são os seus hábitos de consumo e rotina. Pois, ao modificar seus hábitos, posteriormente, modificará a sua relação com o dinheiro e isso será muito importante para que você consiga alcançar diversos objetivos pessoais em longo prazo.
Custos fixos e variáveis
Faça controles pertinentes a sua rotina e verifique quais são os seus custos fixos e custos variáveis. De forma sucinta, esse controle pode ser feito por meio de ferramentas específicas, como o Trello, aplicativos de finanças ou em uma agenda com anotações simples; o mais importante é que você mantenha esse controle para que você saiba exatamente o caminho do seu dinheiro.
Plano de ação pessoal
Posteriormente você pode realizar um pequeno plano de ação, considerando o mapeamento anterior. Para isso, você deve realizar trocas que geram economia. Por isso, o foco do seu planejamento é a mudança de hábitos e não nos valores poupados. Pois você pode trocar uma opção de cartão de crédito padronizado por uma opção de cartão de crédito sem anuidade e direcionar os valores economizados para a sua poupança, ainda que economize valores irrisórios.
Poupe todos os valores economizados
Considerando o fluxo de mudança de hábitos, é muito importante que você guarde todos os valores e tenha compromisso com o seu planejamento financeiro pessoal. É possível que você direcione valores fixos para a poupança com o passar do tempo, utilizando planos específicos, como a metodologia do pote, por exemplo.
Dicas para inadimplentes
Outro ponto importante para uma pessoa que está em uma situação financeira negativa é verificar a possibilidade de realizar negociações de suas dívidas. Durante este mês de novembro, o Banco Central do Brasil e a Febraban estão realizando um mutirão, visando negociações para inadimplentes.
Além disso, a Serasa também está realizando o Feirão Limpa Nome, com uma espécie de premiação, ou seja, para estimular negociações, a Serasa está disponibilizando um valor em crédito para que você possa pagar outras dívidas. Verifique essas possibilidades dentro de um plano de finanças. Certamente, será de grande valia para o seu futuro verificar pequenas mudanças que você pode fazer hoje.