É possível que você faça um planejamento financeiro, ainda que você esteja em uma situação financeira negativa, entretanto, é necessário que você tenha a flexibilidade como um valor pessoal dentro do seu processo.
Poupança: flexibilidade no seu planejamento financeiro
A poupança pode ser o resultado de um processo pessoal, e não exatamente um conceito sobre guardar valores fixos. Dessa forma, é possível que você conceitue a poupança como um hábito que deve ser alimentado através de um planejamento financeiro pessoal flexível.
Faça uma espécie de mapeamento sobre a sua situação
Definir metas que sejam plausíveis para a sua situação atual é fundamental. Sendo assim, para isso, é relevante que você faça uma espécie de mapeamento sobre a sua situação, separando seus custos entre fixos e variáveis. Dessa forma, você eleva a sua chance de entender o seu próprio processo e poderá flexibilizar o seu plano de finanças de maneira que faça sentido para as suas metas pessoais.
Defina metas e realize trocas eficientes
Por conseguinte, é importante que você defina ações para que você possa direcionar o seu planejamento. Entretanto, você pode realizar ações simples e eficientes.
Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tradicional por uma opção que ofereça isenção de tarifas, bem como, você pode trocar a sua conta bancária comum para uma conta bancária digital. Dessa forma, você irá gerar economia sem que abdique de serviços bancários importantes na sua rotina.
Não coloque o seu foco nos valores guardados
No entanto, dentro do conceito de planejamento financeiro flexível, você deve direcionar os valores economizados para a sua poupança. Dessa forma, você obterá uma visualização tangível do seu processo.
Por isso, é aconselhável que você não coloque o seu foco nos valores guardados e sim nas suas mudanças de hábitos de compra e consumo. Posteriormente, você poderá refazer o seu planejamento, determinar outras metas e direcionar valores fixos para seus objetivos.
Outras opções de investimentos de renda fixa
Além disso, você também pode direcionar seus investimentos para as outras opções de renda fixa, como o Tesouro Direto e CDBs. Haja vista que a poupança dentro de um planejamento financeiro flexível se refere ao hábito de você guardar valores e não exatamente a sua única opção de investimento.
No entanto, é relevante que você coloque o seu foco na maneira planejada de realizar mudanças comportamentais, de modo que você não torne o seu planejamento financeiro uma fonte de cobranças excessivas, e sim uma maneira de visualizar um processo que será resolutivo para você em longo prazo.