Organize Suas Finanças Domésticas

Dicas de organização para as finanças domésticas

Economizar para muitas pessoas pode ser um desafio, no entanto, com organização e planejamento é possível eliminar as dívidas e criar uma poupança beneficiando suas finanças domésticas.

Um dos pontos principais que ajudam as pessoas nesse fluxo é entender a maneira como está lidando com o dinheiro, já que quase sempre o dinheiro é associado a questões emocionais.

Separe suas emoções de seu comportamento de consumo

Por isso, é importante separar algumas questões para que possa dar valor ao seu próprio esforço e diminuir seus impulsos de compra e consumo de forma geral. Dessa forma, a organização de suas finanças domésticas será o reflexo do seu planejamento financeiro pessoal. 

Controle seus gastos mensais 

Por isso, é importante que tenha um controle sobre os seus gastos mensais relacionados à manutenção doméstica. Bem como, controle seus gastos  relacionados aos seus planos pessoais.

Primeiramente, é fundamental anotar o quanto você gasta, pois muitas pessoas não têm essa percepção. 

Planilhas, aplicativos e separação de custos fixos e variáveis

Sendo assim, você pode ter um controle simples em um caderno ou agenda. Bem como, pode elaborar planilhas ou baixar aplicativos de planejamento financeiro. Pois, o importante é que anote os itens e verifique exatamente para onde está indo o seu dinheiro. Já que uma boa parte pode não estar sendo direcionada para seus custos básicos de sobrevivência e essa quantia pode ser economizada para viabilizar uma poupança.

O hábito é mais importante do que o valor?

A poupança é um hábito, por isso, é muito importante nesse primeiro momento que direcione um percentual, ainda que seja baixo, de sua renda para criar um fluxo de guardar dinheiro.

Posteriormente, poderá alimentar esse hábito de uma forma mais natural, aumentando o valor conforme ocorrerem suas melhorias financeiras.

Comemore pequenas mudanças 

No entanto, seja flexível com essa meta, pois o mais importante é o hábito. Visto que se direcionar um valor alto e não conseguir guardá-lo, poderá abandonar todo o processo, desmotivando a si mesmo criando um contra fluxo para seus objetivos pessoais e descontrolando sua economia doméstica.  

Economize em pequenos detalhes

Você pode cancelar uma assinatura de streaming, fechar contas em bancos grandes e ficar somente com as contas digitais (que são isentas de taxas), trocar algumas marcas que não possuem um excelente custo-benefício. 

São pequenas mudanças que alteram seu comportamento de compra e direcionam seu fluxo financeiro doméstico e seus planos de vida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.