Poupança: fatores inerentes ao seu comportamento de consumo

O planejamento financeiro pessoal pode ser fundamental para que você direcione valores para uma poupança. Veja dicas!

O planejamento financeiro pessoal pode ser fundamental para que você direcione valores para uma poupança e alcance seus objetivos, ainda que seja algo resolutivo e perceptível apenas em longo prazo.

Poupança: fatores inerentes ao seu comportamento de consumo

A viabilização de uma poupança requer que você modifique seus hábitos. Por isso, ao elaborar um planejamento financeiro, coloque o foco nos seus hábitos de consumo. Posteriormente, você poderá modificar outros pontos e direcionar valores fixos para essa finalidade.

Separe os seus custos fixos de seus custos variáveis

 Primeiramente, é muito importante que você separe os seus custos fixos de seus custos variáveis, de maneira que você tenha clareza sobre quais são as suas dívidas longas, bem como, quais são os valores que não poderão ser modificados.

Realize um plano de ação 

Posteriormente, é interessante que você realize um plano de ação voltado para a sua rotina. No entanto, esse planejamento não precisa ser muito radical.

Faça trocas financeiramente viáveis

É possível realizar trocas financeiramente viáveis. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade; ao passo que você também faça essa troca referente a sua conta bancária. 

Visto que as fintechs oferecem contas digitais com isenção total de tarifas. Dessa forma, você irá usufruir dos benefícios bancários, sem pagar taxas,  dentre outras possíveis trocas inerentes ao seu estilo de vida.

Direcione todos os valores economizados para a sua poupança

O mais importante nesse início do seu planejamento é que você direcione todos os valores economizados para a sua poupança, ainda que você acha que não se deve guardar valores irrisórios.

 Pois, quando você foca no seu hábito, esse valor poupado, por menor que seja, passa a fazer sentido dentro do seu planejamento. Já que você estará criando um novo modelo mental que irá modificar a sua relação com o dinheiro, o que será de grande valia para a sua vida de forma abrangente.

Visite o seu planejamento e refaça suas metas periodicamente

Sendo assim, é necessário que você visite o seu planejamento e refaça suas metas periodicamente. Além disso, ao direcionar valores para a poupança como um hábito, você irá diminuir as suas compras por impulso. Ou seja, você iria mudar o seu comportamento e não apenas realizar um processo pontual; o que certamente faz toda a diferença para que você alcance os seus objetivos de vida e viabilize uma reserva de emergência. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.