A poupança pode ser parte de um processo financeiro pessoal positivo dentro de um planejamento, para isso, separe seus custos entre fixos e variáveis e defina suas metas em curto, médio e longo prazo.
Poupança: faça um planejamento de forma gradual e flexível
Para inserir o conceito da poupança dentro da sua rotina, é importante analisar os seus hábitos de compra e consumo. Dessa forma, poderá modificar aspectos negativos nos seus comportamentos atuais.
Faça trocas economicamente viáveis na sua rotina
É possível realizar pequenas trocas financeiramente viáveis. Por exemplo, é possível trocar o seu cartão de crédito atual por uma opção sem tarifas, dessa forma, estará gerando economia sem abdicar de um produto bancário. Dentro do conceito de flexibilidade através da poupança, é importante que direcione para esta finalidade os valores economizados.
Visualize o seu processo e considere o seu estilo de vida
Certamente, serão poupados valores irrisórios. Entretanto, estará criando um fluxo positivo para suas finanças através da visualização tangível do seu processo. Sendo assim, é importante considerar o seu estilo de vida para realizar pequenas trocas na sua rotina.
Por exemplo, é possível trocar a sua assinatura de TV a cabo por um plano de streaming, dentre outras possibilidades econômicas para que modifique seus hábitos de consumo de forma gradual e faseada, amparando seus planejamentos em longo prazo.
Não abdique de controlar suas finanças
Por isso, não abdique de controlar suas finanças, visto que, ao abdicar de realizar esse controle, estará deixando de controlar fatos que já estão acontecendo na sua rotina. Com o passar do tempo, é viável refazer o seu processo periodicamente, já que poderá definir metas mais agressivas e valores mais elevados.
Estude outras opções de renda fixa
Além disso, é viável que estude o mercado de investimentos e conheça outras possibilidades, já que há muitas opções para diversificar sua carteira em renda fixa, como o tesouro direto, por exemplo.
Considere suas particularidades no seu planejamento financeiro
Entretanto, ao entrar no mercado de investimentos realize um planejamento financeiro gradual que contemple suas particularidades e não deixe de conceituar a poupança como uma forma de consumo.
Não desista de planejar suas finanças em longo prazo
Assim sendo, poderá questionar seus impulsos de compra e realizar trocas na sua rotina, gerando economia. Além disso, lembre-se que é possível obter sucesso de forma não linear, portanto, não deixe de realizar um planejamento financeiro de forma faseada e gradual.