Poupança e Seus Planos de Finanças Pessoais

Planejamento financeiro e a poupança 

É importante para uma pessoa a viabilização de uma poupança através de um planejamento financeiro efetivo. Todavia, esse planejamento pode ser um desafio, pois exige mudanças de comportamento e autocontrole.

Sendo assim, para que você consiga realizar uma mudança de comportamento pessoal é relevante que faça um planejamento e tenha constância, já que nenhum processo ocorre de forma linear. Por isso, deve se preparar para lidar com possíveis deslizes dentro desse processo.

Clareza financeira e seus hábitos pessoais

Você deve ter clareza sobre a sua situação financeira atual. Haja vista que precisa realizar um mapeamento sobre a realidade das suas finanças para que possa modificar seus hábitos.

Por isso, você deve separar os seus custos fixos e variáveis, realizando um fluxo de caixa pessoal. No entanto, esse fluxo pode ser feito de forma simples, basta anotar esses dados e acompanhá-los. 

Sendo assim, esse acompanhamento pode ser feito através de uma agenda, planilha ou por um aplicativo de finanças pessoais. O importante é que você alimente esse fluxo de forma verdadeira e faça o devido acompanhamento.

 Acordos financeiros

Caso você esteja endividado é possível que dentro de seu planejamento de finanças pessoais direcione um percentual do seu dinheiro para realizar acordos. O Feirão Serasa Limpa Nome disponibiliza ofertas atrativas com descontos de até 90%. 

Sendo assim, pode ser interessante verificar o que as empresas oferecem e realizar renegociações. No entanto, é importante que não faça muitos acordos ao mesmo tempo, pois corre o risco de criar o mesmo círculo que criou ao se endividar para tentar pagar suas dívidas antigas.

Controle seus impulsos de consumo

Você é estimulado o tempo todo a adquirir alguma coisa nova. De repente, o seu celular está obsoleto e você sente que acabou de comprá-lo. 

Por isso, antes de você trocar algo só porque acha que deve, questione essa compra. Muitas vezes, os excessos impulsivos estão implícitos na rotina.

Reserva de emergência na poupança

 Você já fez todos os planejamentos e percebeu que sobra um pouquinho para guardar na poupança. Então você pensa que é melhor esperar as coisas melhorarem para direcionar uma poupança.

 Esse pensamento alimenta seus hábitos atuais. Por isso, é importante guardar esse valor na poupança, mesmo que seja um valor irrisório.

Alimente esse hábito todos os meses, pois a tendência é que com o passar do tempo você consiga direcionar um valor maior que a reserva de emergência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.