Poupança e Seu Planejamento Financeiro Pessoal
O planejamento financeiro pessoal e seus hábitos de rotina
Realizar um planejamento financeiro pessoal pode ser um desafio para muitas pessoas, principalmente para os endividados. Por isso, trouxemos algumas dicas para direcionar o seu planejamento com assertividade.
O quanto eu ganho e o quanto eu gasto?
Muitas pessoas não possuem clareza sobre seus ganhos e gastos. Por isso, muitas vezes já estão devendo o dinheiro que ainda nem receberam.
Dessa forma, fica difícil realizar um planejamento financeiro. Sendo assim, a primeira coisa que você deve fazer é separar os seus ganhos e seus gastos.
Custos fixos e custos variáveis
Coloque em uma planilha ou um caderno a sua renda e o que você precisa gastar. Além disso, dentro dos gastos, você deve separar o que é gasto fixo e gasto variável.
Já que o custo fixo se refere aos seus custos de vida, imprescindíveis para pagamento. Os custos variáveis são os gastos aleatórios, que você pode organizar. Há muitos aplicativos de gestão financeira pessoal que podem te ajudar nesse primeiro momento.
Cartão de crédito sem anuidade
Pode parecer pouco, mas trocar seus cartões tarifados por um cartão de crédito sem anuidade é um bom caminho para diminuir seus gastos variáveis.
Além disso, essa troca pode te ajudar a controlar os seus gastos mensais. Já que é possível centralizar suas compras em um único cartão de crédito e deixar de usar os demais.
Poupança e reserva de emergência
Muitas pessoas não possuem uma reserva de emergência. No entanto, esse é um ponto necessário na rotina de todos. Sendo assim, tente elaborar um planejamento para direcionar uma reserva de emergência.
Em um primeiro momento, direcione o valor da reserva de emergência para a poupança. Posteriormente, poderá analisar outras possibilidades de investimentos.
Seu hábito financeiro
Por que você não tem dinheiro guardado? Muitas pessoas podem responder a essa pergunta dizendo que precisam ganhar mais.
No entanto, caso você ganhe mais hoje, será que poderá guardar realmente algum valor? Ou se lembrará de algum produto que você precisa comprar e que agora tem dinheiro?
O planejamento financeiro traz para você um mapeamento da sua situação financeira atual. No entanto, é importante que se atente ao fato de que seu hábito financeiro direciona o seu futuro.
Por isso, não exatamente você precisa ganhar mais, o que você precisa neste momento é alimentar o hábito da poupança.
Sendo assim, direcione um valor, ainda que seja baixo, todos os meses. Dessa forma, poderá aumentar o valor conforme a suas finanças melhorarem. Certamente, com novos hábitos suas finanças tendem a evoluírem e suas objetividades se tornam mais possíveis.