Poupança e o controle de sua rotina financeira

É possível viabilizar uma poupança através de um planejamento que controle a sua rotina financeira. Veja dicas!

O planejamento financeiro pessoal pode viabilizar uma poupança através de mudanças em seus hábitos de rotina – veja dicas

O planejamento financeiro pessoal pode viabilizar uma poupança através de mudanças em seus hábitos de rotina que geram economia de forma orgânica.

 No entanto, para que você consiga modificar o seu comportamento é necessário que você tenha uma espécie de mapeamento de toda a sua situação financeira atual para verificar quais ações você pode tomar para viabilizar uma poupança, modificando a sua relação com o dinheiro, o que pode ser bastante resolutivo em longo prazo.

Controle a sua rotina 

 Sendo assim, você deve separar seus gastos de rotina e realizar algum tipo de controle financeiro. 

Você pode iniciar o seu controle utilizando um aplicativo de finanças ou uma ferramenta própria para planejamentos, como o Trello, por exemplo. 

Separe gastos fixos e variáveis 

Sendo assim, verifique quais são os seus gastos fixos e seus gastos variáveis. Dessa forma, procure categorizá-los para que você possa verificar algumas ações que viabilizem a sua poupança.

Faça trocas financeiramente viáveis

Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade, bem como, pode realizar o mesmo tipo de troca no que se refere a sua conta bancária.

Haja vista que as fintechs oferecem produtos bancários de qualidade com isenção total de tarifas. Sendo assim, você pode direcionar os valores economizados para uma poupança.

Alimente o hábito da poupança 

 É muito importante que você entenda que, ainda que o valor economizado seja irrisório, você deve criar o hábito de guardá-lo. Haja vista que ao criar esse hábito você irá tornar o seu planejamento mais eficaz e modificará a sua maneira de consumir.

Questione seus impulsos de compra 

Sendo assim, ao alimentar a poupança como um hábito, você obterá resultados naturalmente. Visto que ao criar esse hábito, você questionará o seu comportamento de consumo, evitando compras por impulso.

 Além disso, ao realizar pequenas trocas, você poderá ter mais clareza sobre seus objetivos pessoais em longo prazo.

Identifique hábitos nocivos e modifique a sua relação com o dinheiro

Por isso, é muito importante que o planejamento financeiro pessoal seja focado nos seus gastos de rotina, ao passo que também te dê clareza sobre quais são os seus hábitos financeiros nocivos.

 Dessa forma, você modifica a sua relação com o dinheiro e torna seus hábitos saudáveis, o que fará com que a sua poupança não seja um sacrifício e sim o resultado de uma mudança de comportamento, ainda que o processo ocorra de forma não linear.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.