Poupança: direcione sua vida financeira de forma orgânica 

É possível que você viabilize uma poupança considerando seus hábitos de consumo na sua rotina. Confira dicas relevantes!

É possível que você viabilize uma poupança considerando seus hábitos de consumo na sua rotina, de modo que você faça um planejamento financeiro flexível e customizado.

Poupança: direcione sua vida financeira de forma orgânica 

A poupança pode ser conceituada como o resultado de um processo pessoal; já que é possível que direcione os valores economizados, ainda que sejam valores irrisórios. Dessa forma, você estará criando um hábito positivo para a sua vida financeira em pouco tempo.

É relevante que faça um mapeamento de sua situação financeira atual para que possa direcionar valores para uma poupança de forma orgânica. Sendo assim, separe seus custos entre fixos e variáveis e direcione valores de modo orgânico para a sua poupança.

Controle a sua rotina

Ferramentas de gestão como o Trello ou aplicativos de finanças podem ajudar a realizar esse mapeamento e a definir as primeiras metas. Entretanto, as metas iniciais dentro de um processo flexível podem ser relacionadas aos seus hábitos de consumo; já que modificar alguns hábitos pode ser fundamental para que você direcione o seu processo em longo prazo.

Faça trocas econômicas

Por exemplo, você pode trocar uma conta bancária tradicional por uma conta bancária oferecida por uma fintech. Da mesma forma, você pode trocar um cartão de crédito comum por uma opção sem anuidade. Visto que as fintechs oferecem serviços bancários qualificados com isenção total de tarifas para o cliente final.

Por isso, é válido pesquisar o que as fintechs oferecem no mercado e optar pela empresa que melhor oferece custo-benefício; já que é importante que considere também o programa de cashback.

Poupe os valores economizados

No entanto, dentro do seu processo flexível, é importante que você direcione os valores economizados para a sua poupança. Certamente, você economizará valores baixos, no entanto, é relevante que você conceitue a poupança como um hábito.

Por isso, você deve focar na quantidade de depósitos feitos oriundos de suas mudanças comportamentais. Assim, você estará visualizando de maneira tangível a sua mudança; o que será um fator motivacional para que você continue o seu processo.

Adapte seus planos e não se cobre excessivamente

Posteriormente, você poderá verificar outras formas de planejar suas finanças e conhecer melhor o mercado de investimentos. No entanto, é importante que você tenha paciência com o seu processo; já que a flexibilidade deve ser inserida na sua rotina para que você não torne o seu planejamento financeiro um fluxo de autocobrança.

Dessa forma, você estará criando um caminho seguro e sustentável para que você tenha uma relação financeira positiva com seus planos em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.