Poupança direcionada: dicas relevantes para o seu planejamento

A elaboração de uma poupança pode ser um desafio pessoal, no entanto, é possível elaborar um correto planejamento financeiro. Veja dicas!

A elaboração de uma poupança pode ser um desafio pessoal, no entanto, é possível elaborar uma poupança através de um correto planejamento financeiro

Dicas relevantes para a elaboração direcionada de uma poupança 

É importante realizar uma poupança através de um planejamento financeiro direcionado, porém, para isso, é necessário organizar as suas finanças.

Separe seus custos fixos de seus custos variáveis

Primeiramente, separe seus custos fixos de seus custos variáveis, fazendo uma espécie de mapeamento de sua situação financeira atual.  Na atualidade existem ferramentas de gestão que podem ajudar, por exemplo, o Trello, bem como, outras ferramentas, como aplicativos de finanças.

 Faça trocas financeiramente viáveis

Além disso, é relevante que faça trocas financeiramente viáveis. No entanto, as trocas financeiramente viáveis devem ser feitas considerando ajustes dentro da sua rotina. 

Por exemplo, você pode trocar uma TV a cabo por uma assinatura de streaming, bem como, você pode trocar o cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade.

Opções bancárias com isenção de tarifas 

Além disso, é possível trocar a sua conta bancária tradicional por uma conta isenta de taxas. Visto que as fintechs oferecem serviços bancários de qualidade com isenção de tarifas. 

Você deve direcionar os valores economizados para a sua poupança de forma orgânica 

Sendo assim, você deve direcionar os valores economizados para a sua poupança, ainda que você acredite que os valores sejam irrisórios, em um primeiro momento, direcione-os para a poupança.

Alimente o hábito de poupar na sua rotina

Esse direcionamento é fundamental para que você crie novos hábitos. Já que é muito importante que você alimente a poupança como um hábito. 

Dessa forma, em um primeiro momento, dentro do seu planejamento financeiro pessoal, você deve ter clareza sobre seus hábitos de consumo, de modo que consiga direcionar valores para uma poupança.

Coloque o foco do seu planejamento financeiro nos seus gastos atuais e viabilize mudanças econômicas 

Assim sendo, ao direcionar os valores economizados para uma poupança, você irá criar hábitos voltados para a sua economia. Assim sendo, você estará estimulando novos hábitos para ser uma pessoa econômica de forma natural.

Adquira novos hábitos financeiros em longo prazo

Certamente essa mudança fará muita diferença para a sua vida em longo prazo. Por isso, o foco dentro do planejamento financeiro é verificar os seus gastos atuais para que você possa verificar pequenas mudanças que irão gerar grandes resultados, ou seja, você irá adquirir novos hábitos em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.