Poupança: dicas para um planejamento financeiro flexível 

É possível realizar um planejamento financeiro que contemple suas particularidades, resultando em uma poupança de forma orgânica. Veja dicas!

É possível realizar um planejamento financeiro que contemple suas particularidades, resultando em uma poupança de forma orgânica.

Poupança: dicas para um planejamento financeiro flexível 

O planejamento financeiro flexível se refere à maneira de direcionar valores para uma poupança sem se pressionar quanto aos resultados monetários. Sendo assim, é necessário analisar seus hábitos de compra e consumo para realizar possíveis mudanças.

Não abdique de controlar suas finanças

É comum que muitas pessoas abdiquem da poupança quando não podem direcionar valores fixos para essa finalidade. Contudo, pode elaborar uma poupança de maneira orgânica, estratégica e flexível.

Faça trocas viáveis financeiramente

Analise na sua rotina quais são os seus hábitos de compra e consumo e o que pode ser modificado. Por exemplo, é possível trocar o seu cartão de crédito tradicional por um cartão isento de anuidade, ou ainda, pode trocar a sua conta bancária atual por uma conta bancária digital. Visto que as fintechs oferecem uma gama de soluções bancárias sem tarifas, em sua maioria.

Poupe todos os valores economizados

Dentro do conceito de flexibilidade na poupança, é importante que guarde todos os valores economizados. Certamente serão poupados valores irrisórios. No entanto, é fundamental esse processo para que você visualize suas mudanças de maneira tangível, modificando seus hábitos organicamente.

É possível obter sucesso de forma não linear

Com o passar do tempo é viável que modifique o seu planejamento e defina metas fixas e valores elevados. Entretanto, é muito importante que tenha paciência com o seu processo, pois mudar hábitos requer constância e direcionamento, ao passo que poderá obter sucesso de forma não linear.

Dessa forma, é relevante que adapte os pontos citados e direcione valores para uma poupança, considerando as mudanças habituais na sua rotina de forma planejada e gradual.

Analise o mercado de investimentos e conheça outras opções de renda fixa

Além disso, é possível estudar o mercado de investimentos, analisando outras possibilidades. Uma vez que a poupança pode não ser a sua única opção de renda fixa. No entanto, essa mudança requer um planejamento atualizado para que acompanhe o seu próprio processo e comemore suas mudanças, ainda que sejam pequenas, o mais importante que sejam contínuas.

Utilize uma ferramenta de gestão

Sendo assim, utilize uma ferramenta de gestão, como o Trello para realizar esse planejamento e mapeamento de maneira personalizada. Além disso, faça adaptações dos pontos citados e conceitue a poupança como um hábito na sua rotina, de modo que planeje mudanças e não se cobre excessivamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.