Poupança: dicas para um planejamento financeiro flexível

É importante que viabilize a poupança como parte de um fluxo financeiro pessoal efetivo, dinâmico e direcionado. Veja dicas!

É importante que viabilize a poupança como parte de um fluxo financeiro pessoal efetivo, dinâmico e direcionado.

Poupança: dicas para um planejamento financeiro flexível

Muitas pessoas abdicam da poupança quando não podem direcionar valores fixos para essa finalidade, contudo, a poupança deve ser parte de um processo pessoal, objetivo e dinâmico. Analise na sua rotina o que pode ser modificado sem que realize mudanças radicais que prejudiquem os seus objetivos em longo prazo.

Faça trocas econômicas na sua rotina

Por exemplo, é possível trocar a sua conta bancária atual por uma conta digital. Da mesma forma, é possível trocar um cartão de crédito comum por um cartão isento de tarifas. Assim, estará gerando economia sem abdicar dos serviços bancários. Dentro do conceito de poupança flexível, considerando o fluxo financeiro pessoal, é importante que poupe todos os valores economizados, ainda que sejam irrisórios.

Visualize o seu processo e adquira hábitos sustentáveis

Dessa forma, irá criar um processo de visualização muito importante para o seu planejamento financeiro, já que poderá alcançar seus objetivos através de mudanças sustentáveis em longo prazo. Certamente, é viável refazer o seu processo financeiro periodicamente, já que poderá definir novas metas e direcionar valores fixos para a sua poupança.

Não abdique de controlar suas finanças pessoais

No entanto, é muito importante que não deixe de controlar o seu fluxo financeiro, já que ao abdicar desse controle estará deixando de controlar fatos que já estão acontecendo. Portanto, se aproprie dessa possibilidade, ainda que seja dentro de um processo financeiro gradual.

Conheça outras possibilidades

É muito importante que conheça outras opções no que tange ao mercado de investimentos, já que outras possibilidades de renda fixa são oferecidas para realizar uma reserva de emergência, como o tesouro direto e os certificados de depósitos bancários, por exemplo.

O planejamento é fundamental em todas as situações

Entretanto, ainda que a sua opção seja diversificar sua renda – ou se manter apenas na poupança – é necessário que não abdique de realizar um planejamento financeiro, já que esse controle deve ser parte da sua rotina para que possa alcançar seus objetivos, ainda que seu fluxo ocorra de forma não linear.

Planeje o seu fluxo financeiro de forma gradual e resiliente

Portanto, é fundamental realizar adaptações necessárias no que se refere aos pontos citados para que não deixe de planejar suas finanças. Visto que a poupança pode fazer parte de um conceito para que questione de forma orgânica os seus impulsos de compra e verifique outras possibilidades de maneira gradual e planejada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.