Poupança: dicas para que inicie o seu planejamento financeiro 

É possível iniciar um planejamento financeiro e viabilizar uma poupança no momento atual. Confira dicas relevantes!

Viabilizar uma poupança é um hábito que deve ser estimulado nas crianças, no entanto, essa não é a realidade da maior parte dos brasileiros. No entanto, é possível iniciar um planejamento financeiro e viabilizar uma poupança, independentemente de como está a sua situação financeira atual.

Poupança: dicas para que inicie o seu planejamento financeiro 

Entretanto, caso você não tenha recebido nenhum tipo de orientação financeira na infância, pode ser que precise criar caminhos para essa finalidade. 

É importante que você elabore um planejamento financeiro neste momento e considere modificar pontos relevantes de sua rotina para que você tenha um relacionamento saudável com o seu dinheiro. Sendo assim, confira algumas dicas adaptáveis para essa finalidade.

Separe seus custos

Primeiramente, para que o seu planejamento financeiro seja resolutivo, é importante que faça uma espécie de separação de seus gastos fixos e variáveis, categorizando-os por ordem de relevância dentro da sua rotina.

De forma sucinta, são gastos fixos os gastos referentes a manutenção da sua rotina, como o fornecimento de água, energia elétrica, gás, telefone, supermercado, internet, aluguel etc. Já os demais gastos são variáveis, ainda que sejam parcelamentos.

Sugestão para endividados

Entretanto, caso você esteja endividado, pode ser importante realizar renegociações de forma que obtenha descontos consideráveis. Todavia, cabe uma ressalva quanto ao volume de negociações que você pretende fazer.  Pois, caso você tenha um volume elevado de dívidas, pode ser viável que não negocie todas elas ao mesmo tempo.

Visto que é importante que não crie um ciclo negativo de novo endividamento, ao tentar pagar suas dívidas. Por isso, é importante planejar essas negociações, realizando uma negociação de uma parte de suas dívidas, para que possa realizar a outra parte, posteriormente.

Ferramentas de gestão

Uma das formas de realizar um controle de rotina, principalmente no início do seu plano de finanças, são as ferramentas elaboradas  para essa finalidade, você pode utilizar aplicativos de finanças, planilhas, ou uma ferramenta de gestão, como o Trello.

Ao se atentar a todos os pontos citados, estará direcionando suas finanças, sempre  focando em suas metas, ainda que a sua primeira meta seja viabilizar acordos financeiros.

Faça uso consciente do cartão de crédito 

Outro ponto de atenção dentro de um planejamento financeiro é o cartão de crédito. Visto que muitos se endividam porque utilizam o cartão de crédito como uma renda extra. Porém, o cartão de crédito não é uma extensão financeira. Por isso, não precisa deixar de utilizá-lo, porém, é fundamental utilizar o cartão de maneira planejada.

Alimente o hábito da poupança 

Portanto, é importante que estabeleça um limite dentro do seu orçamento de forma planejada. Assim sendo, poderá fazer uso do cartão de crédito como uma ferramenta de apoio para a sua centralização de gastos, bem como, para o controle através de aplicativos.

Certamente a viabilização da poupança requer um planejamento financeiro, no entanto, o mais importante é que alimente o hábito da poupança. Posteriormente, poderá ajustar valores de forma fixa. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.