Poupança: conceito de planejamento flexível

A poupança pode ser inserida na sua rotina como um conceito flexível no seu hábito de consumo atual. Confira dicas!

A poupança pode ser viabilizada dentro de um processo financeiro pessoal que considere suas particularidades de maneira resolutiva.

Poupança: conceito de planejamento flexível

Para planejar suas finanças e obter sucesso através do direcionamento da poupança, considere definir suas metas em curto, médio e longo prazo, entretanto, seja flexível para atendê-las.

Isso porque, no início do seu processo financeiro, é necessário que a poupança seja inserida como um conceito nas suas finanças e não como o único objetivo do seu processo.

Trocas econômicas

Através de trocas realizadas na sua rotina, poderá gerar economia e poupar todos os valores, visualizando o seu resultado de maneira tangível e, por conseguinte, reforçando hábitos financeiramente saudáveis.

Portanto, considere analisar possíveis trocas e poupar todos os valores. Por exemplo, o seu cartão de crédito atual pode ser trocado por um cartão de crédito sem anuidade, ou ainda, é possível cancelar um serviço referente a uma TV a cabo e assinar um serviço de streaming.

Seja paciente e flexível com o seu planejamento

Ao poupar todos os valores, poderá criar um processo positivo para lidar com suas finanças futuras, no entanto, é válido destacar a necessidade de refazer o seu processo de maneira contínua, pois assim poderá direcionar valores para a sua poupança assertivamente.

É muito importante que seja flexível com o seu processo para obter resultados satisfatórios em longo prazo. Portanto, considere a poupança como um conceito no questionamento orgânico de seus impulsos de compra.

Considere outras opções de renda fixa

Conhecer outras possibilidades de renda fixa e considerá-las de forma planejada é viável para o seu processo financeiro, já que o mercado de investimentos oferece opções para quem deseja elevar sua rentabilidade para além da poupança, como o CDB e o tesouro direto.

Contudo, todas as suas opções precisam de acompanhamento planejado para evitar criar um processo contraproducente de autocobrança, bem como, para que se aproprie do seu controle financeiro, ainda que de forma faseada.

Não deixe de controlar o seu processo

Sendo assim, não abdique de controlar suas finanças, já que ao deixar de realizar um processo planejado, está deixando de controlar um fluxo que já ocorre de maneira orgânica na sua rotina.

Analise quais são as possíveis mudanças que podem ser realizadas na sua rotina e insira o conceito da  poupança de forma flexível dentro do processo de planejamento financeiro. Uma vez que ao flexibilizar o seu processo, a economia doméstica se tornará parte de um fluxo positivo em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.