Como evitar dor nas costas durante as aulas online

A pandemia da covid-19 impôs aos estudantes e trabalhadores a necessidade de se adaptar ao ambiente digital. No entanto, junto com os benefícios dessa nova modalidade vieram também os problemas colaterais, como por exemplo, as dores nas costas. 

O que acontece é que a maioria das pessoas não possuem em casa o suporte adequado para passar muitas horas sentado em frente ao computador. Isso leva ao desenvolvimento de lesões graves ou de distúrbios musculares relacionados ao trabalho e aos estudos. Apesar de tudo, com equilíbrio e ações simples é possível reduzir os efeitos ergonômicos negativos no dia a dia. Os especialistas dão algumas técnicas que se bem aplicadas podem fazer toda a diferença na sua rotina. Veja abaixo uma lista com algumas dicas.

O que fazer para evitar dor nas costas?

Em primeiro lugar, é ficar atento a sua postura. Ao estudar ou trabalhar online, é preciso manter a coluna ereta na cadeira e os pés bem posicionados em relação ao corpo. Nesse sentido, o recomendado é colocar a tela do computador na mesma altura dos olhos. Além disso, é importante manter a coluna totalmente apoiada no encosto da cadeira e o teclado alinhado com os cotovelos. 

Se for necessário passar muito tempo na mesma posição, levante-se num intervalo de pelo menos 30 minutos e faça um curto alongamento. Desse modo, vai evitar dores musculares e ainda terá tempo para descansar a sua visão. 

Outra dica é investir no seu espaço de trabalho, principalmente se você costuma passar muitas horas sentado. Ter um local silencioso, organizado e confortável é imprescindível para a saúde e o bem estar. Por isso, dê preferência a um material ergonômico. Dê prioridade a um material de boa qualidade e escolha cadeiras e mesas na altura adequada. Se ainda assim as dores continuarem, o ideal é procurar um médico especialista para que ele indique uma solução para a sua situação.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui a sua avaliação!

Veja também 5 filmes do Oscar 2021 para estudar para o vestibular.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.