Poupança: alinhe suas metas e ações por meio de um planejamento financeiro

Faça um planejamento financeiro que permita um alinhamento de suas metas para a viabilização de uma poupança. Veja dicas importantes!

É possível viabilizar uma poupança por meio de um planejamento financeiro, entretanto, pode ser desafiador controlar as suas finanças pessoais. Muitas pessoas ficam receosas, e, por vezes, ansiosas quando o assunto é controlar as finanças pessoais. Isso porque houve um declínio financeiro na vida de muitas famílias, considerando fatores externos,  como a crise econômica agravada pela pandemia causada pelo novo coronavírus.

Poupança: alinhe suas metas e ações por meio de um planejamento financeiro

Por isso, o planejamento financeiro e, por conseguinte, a poupança,  acabam ficando em segundo plano na vida de muitos. Entretanto, é preciso modificar esse pensamento e flexibilizar um planejamento para que você possa elaborar uma poupança considerando suas particularidades.

Mapeie a sua situação financeira atual

Primeiramente, é preciso ter clareza sobre sua situação atual. Lembre-se de que o planejamento financeiro irá apenas registrar algo que já está ocorrendo na sua rotina, por isso, é melhor que você assuma esse controle.

Sendo assim, você deve realizar um controle de rotina exatamente para que você saiba qual é a sua situação financeira atual para que, posteriormente, possa verificar possíveis ações que gerem mudanças econômicas e positivas.

Ferramentas de gestão

Sugerimos que você utilize aplicativos de finanças, anotações de forma simplificada ou ferramentas próprias para a gestão, como o Trello; o mais importante é que você saiba exatamente qual é o caminho do seu dinheiro. Após obter essas informações, você pode verificar possíveis pequenas mudanças econômicas dentro da sua rotina, e não precisa ser nada radical.

Economize sem abdicar do serviço

Você pode mudar a maneira de obter o mesmo serviço. Por exemplo, é possível que você cancele um cartão de crédito tarifado e adquira um cartão de crédito sem anuidade, bem como é possível que você cancele uma assinatura de TV a cabo e opte por uma assinatura de streaming. Ou seja, há formas disponíveis no mercado para que você obtenha o mesmo serviço com isenção – ou diminuição – da tarifa referente.

Alimente o hábito da poupança

Além disso, também é possível que você tenha a poupança como um hábito e direcione valores baixos. No início de um planejamento financeiro pessoal é possível que você direcione apenas os valores economizados, mesmo que sejam valores irrisórios.

Dessa maneira, você estará criando um caminho importante para que modifique sua relação com suas finanças pessoais. Posteriormente, você poderá selecionar um plano específico para a poupança, porém, no início do seu planejamento é mais importante que você adquira um controle sobre a sua situação para que possa, posteriormente, alinhar as suas metas às suas ações. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.