Poupança: adquira novos hábitos econômicos 

Adquira novos hábitos econômicos  e direcione uma poupança através de um planejamento financeiro. Saiba mais!

O direcionamento de uma poupança pode ser desafiador para muitas pessoas, principalmente quando a situação financeira atual está negativa. 

Planejamento financeiro: poupança e seus objetivos pessoais 

O planejamento financeiro permite viabilizar uma poupança e facilita o alcance de seus objetivos pessoais. No entanto, é importante que você direcione um planejamento financeiro, viabilizando uma poupança para que você alcance resultados objetivos, por meio de adaptações periódicas de suas metas. 

Separe seus gastos fixos e variáveis 

Primeiramente, para que o seu planejamento financeiro seja eficiente, é importante que faça um tipo de separação de seus gastos fixos e variáveis, categorizando-os por ordem de relevância. 

São gastos fixos os gastos referentes a manutenção da sua rotina, como fornecimento de água, energia elétrica, telefone, supermercado, internet, aluguel etc. Já os demais gastos são variáveis.

Faça um controle de rotina por meio de ferramentas de gestão

É fundamental que faça um controle de rotina, principalmente no início do seu planejamento. Para essa finalidade, você pode utilizar aplicativos de finanças, planilhas, ou uma ferramenta de gestão, como o Trello.

Verifique quais são os seus impulsos de consumo

Pois, no início de um planejamento financeiro é muito importante que você verifique quais são os seus impulsos de consumo e quais são as trocas que podem ser efetivadas.

O mais importante nesse contexto, é que você alimente hábitos saudáveis de consumo. Uma vez que, ao direcionar valores para uma poupança, você irá criar um fluxo positivo. Sendo assim, o seu planejamento modificará a sua relação com o dinheiro em longo prazo.

Adquira novos hábitos econômicos 

Portanto, alimenta o hábito da poupança, direcionando os valores economizados. Assim sendo, ao direcionar valores para a poupança sempre que você gerar uma economia, você estará estimulando novos hábitos saudáveis para seus objetivos.

O cartão de crédito não é uma renda extra

Muitas pessoas se endividam porque utilizam o cartão de crédito como uma renda extra. Porém, o cartão de crédito não é uma extensão financeira. Por isso, é fundamental utilizar o cartão de maneira planejada.

Portanto, estabeleça um limite dentro do seu orçamento de forma planejada. Assim sendo, poderá fazer uso do cartão de crédito como uma ferramenta de apoio para a sua centralização de gastos. 

Tenha paciência com o seu processo

É importante que tenha paciência com o seu controle dentro do processo de um planejamento financeiro. Pois o seu processo pode ser resolutivo, ainda que não seja linear. Portanto, é importante que tenha foco e disciplina, porém, recomece sempre quando for necessário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.