Visão monocular: considerações do INSS sobre o assunto

Conheça mais a respeito do tema e tire todas as suas dúvidas

Você deve ter visto que, recentemente, a visão monocular é considerada uma deficiência por lei. Uma questão levantada por várias pessoas está relacionada a mudanças que podem realmente ocorrer quanto ao INSS. Conheça as considerações com a matéria que o Notícias Concursos preparou nesta sexta-feira (15).

Considerações do INSS quanto à visão mononuclear

No geral, tratar a visão monocular como uma deficiência é uma conquista para centenas de brasileiros por uma série de razões. Considera-se que devido a esse problema, a pessoa pode ter dificuldade para realizar atividades comuns, como subir escadas ou andar na rua. Além disso, infelizmente, devido a esse problema, as atividades profissionais também podem ser afetadas. Em termos de benefícios do INSS, não houve tantas mudanças na prática.

Antes mesmo de se introduzir a lei, algumas pessoas com essa visão já recorriam ao INSS. Só que é muito mais complicado do que se imagina. Agora, com essa decisão judicial, pessoas com visão monocular podem obter mais facilmente benefícios do INSS junto a outros com deficiência, como aposentadoria.

O que é visão monocular

De modo geral, a visão monocular é a cegueira de um olho. Isso é, tudo ou parte. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, esse problema é caracterizado por uma perda de 80% ou mais da visão em um dos olhos.

Portanto, devido a certas doenças, como glaucoma ou acidentes, as pessoas não conseguem ver as coisas completamente. Claro, isso interfere diretamente na percepção sensorial: é difícil para os indivíduos com visão monocular avaliar a distância e a profundidade dos objetos. Portanto, isso pode ser muito perigoso.

Ademais, eles podem nem sempre ser capazes de participar plenamente na sociedade como os outros. Por exemplo, quem possui esse problema não pode obter CNH para fins profissionais.

Visão monocular e INSS

Não tenha dúvidas de que esta nova lei é o progresso e a conquista da sociedade. Mas, mesmo antes disso, alguns segurados conseguiram receber um benefício da Previdência Social. No entanto, ainda existem muitas dificuldades. Bem, há bastante confusão sobre se isso é realmente uma deficiência.

Nesse caso, o segurado pode ou não ter direito a benefícios por invalidez. No entanto, a lei agora anuncia oficialmente que não há mais razão para essas diferenças. Portanto, oferecer benefícios para pessoas com deficiência não está sendo tão complicado nessas últimas semanas.

visão monocular
Visão monocular: considerações do INSS sobre o assunto – Foto: Canva Pro

Graças a esta lei, o grau de deficiência pode ser determinado em termos de atividades profissionais e da vida social. Assim, o INSS atribui alguns benefícios às pessoas com deficiência, como aposentadoria por idade e aposentadoria invalidez.

E como considera-se a visão monocular uma deficiência, seus usuários obtêm esses benefícios com mais facilidade. No entanto, deve se comprovar que ele atua como alguém deficiente.

Além de fornecer ao perito documentos que comprovem sua deficiência, ele também precisa comprovar a data em que começou a trabalhar. Se você se aposentar como uma pessoa deficiente, tenha em mente que pode continuar a trabalhar.

Em suma, como considera-se agora a visão monocular como uma deficiência, isso tornará mais fácil para os segurados do INSS obterem benefícios por invalidez. Porém, se você tem esse problema e não sabe se tem direito a determinados benefícios, procure um profissional adequado para analisar o seu caso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.