Poupança, acordos e novos hábitos financeiros – dicas para o seu planejamento

Viabilizar uma poupança requer análises de acordos e novos hábitos financeiros. Veja dicas para o seu planejamento pessoal!

Poupança e o seu planejamento financeiro 

A viabilização de uma poupança pode ser um desafio para muitas pessoas, principalmente para quem está endividado ou não tem um mapeamento sobre a situação financeira atual.

Sendo assim, veja algumas dicas que você pode adaptar para que consiga viabilizar uma poupança através de um direcionamento estratégico, por meio de um planejamento financeiro pessoal.

Alimente o hábito de poupar 

Primeiramente, é importante que você direcione valores para uma poupança, ainda que sejam valores baixos. Sendo assim, analise os seus hábitos de rotina, para que saiba quais hábitos você pode modificar, assim, direcione os valores para uma poupança.

Faça trocas viáveis financeiramente 

Por exemplo, você pode trocar um TV a cabo por um streaming e direcionar esse valor para a sua poupança. Bem como, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade e direcionar esse valor para a sua poupança.

Sendo assim, ainda que você acredite que o valor é irrelevante, alimente o hábito de poupar. Pois, certamente, ao alimentar esse hábito você irá poupar de maneira mais natural.

Evite compras por impulso

Além disso, ao criar esse hábito, você irá naturalmente diminuir suas compras por impulso. Pois o seu raciocínio de guardar o valor será natural. Por isso, é importante praticar esse tipo de pensamento e colocá-lo em prática através de seus hábitos.

Você pode controlar os seus hábitos financeiros através de aplicativos de finanças ou por meio de ferramentas específicas de gestão, como o Trello. Certamente você conseguirá ter uma maior clareza sobre a sua situação atual para que possa verificar quais ações você pode tomar.

Verifique a viabilidade de realizar acordos 

No entanto, caso você seja uma pessoa que está em uma situação de endividamento, é importante que verifique a possibilidade de realizar acordos. O Feirão Serasa Limpa Nome oferece acordos interessantes para o consumidor, já que seus descontos podem chegar a até 90% do valor atual da dívida.

No entanto, cabe uma ressalva quanto aos seus acordos, caso você possua muitas dívidas, faça acordo de uma parte dessas dívidas e, posteriormente, você poderá acordar a parte restante. Pois, caso você faça muitos acordos ao mesmo tempo, corre o risco de entrar em outro ciclo de endividamento ao tentar pagar as suas dívidas atuais.

Modifique a sua relação com o dinheiro 

Por isso, pode ser válido inserir os acordos dentro do seu planejamento financeiro. Certamente essas dicas são adaptáveis para a situação financeira de cada pessoa, bem como, para os seus objetivos. 

Todavia, esse pode ser um ponto de partida para que você crie novos hábitos financeiros e modifique a sua relação com o dinheiro, ainda que seja algo perceptível e resolutivo somente em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.