O que é a positividade tóxica?

Possivelmente você já deve ter ouvido falar na tal “positividade tóxica“, não é mesmo? Porém, do que se trata esse tipo de positividade? Por que ela é considerada tóxica?

Neste texto, trouxemos algumas considerações e reflexões sobre esse tema tão importante. Saiba mais acompanhando-nos.

O que é a positividade tóxica?

A positividade tóxica pode ser entendida como um comportamento de tentar enxergar apenas os aspectos positivos até nas mais difíceis situações. Ela pode “calar” as dores de uma pessoa visando enxergar o “lado feliz” da situação.

É o caso de uma pessoa perder um ente querido, por exemplo, e ter as pessoas à sua volta dizendo que ela “não deveria ficar triste, mas sim feliz porque a pessoa descansou”, ou qualquer outro tipo de comentário que visa tornar o momento apenas positivo, anulando quaisquer sentimentos tristes envolvidos com a situação.

Isto é, a positividade tóxica visa apagar as dores por meio do uso de frases extremamente motivacionais e muitas vezes superficiais, negligenciando as emoções da pessoa.

Porém, cuidado para não confundir: oferecer palavras de apoio e conforto é importante. Apenas lembre-se de que isso não pode se tornar uma forma de apagar o que a pessoa está sentindo. Por exemplo: dizer algo como “eu estou com você” é mil vezes melhor do que dizer “existem coisas piores na vida, fique feliz”. Compreende a diferença?

No segundo caso, a positividade tóxica está operando, uma vez que faz com que a pessoa triste se sinta obrigada a ficar feliz porque “existem coisas piores no mundo”.

A positividade tóxica pode invalidar sentimentos e emoções

A positividade tóxica, como vimos acima, pode ser uma forma de invalidar sentimentos e emoções. O ato de querer enxergar apenas as coisas boas das diversas situações da vida pode ser o estopim para “engolir o choro” e “engolir as dores”, por vergonha de mostrá-las, já que é “indigno”, segundo a positividade tóxica, ficar triste em um mundo onde acontece tanta “coisa pior”.

Assim sendo, nesse tipo de cenário que descrevemos, a saúde mental do indivíduo pode começar a entrar em uma zona de risco. Afinal, ele estará o tempo todo anulando o que sente, sobrecarregando o seu próprio interior enquanto tenta pintar uma imagem de vida “extremamente feliz” do lado de fora. Isso pode ser muito perigoso!

Devemos viver nossos lutos e dores para elaborá-los

A vida não é feita só de momentos felizes. Querendo ou não, os sentimentos e emoções negativos vão aparecer, uma hora ou outra. Isso porque estaremos diante de perdas, brigas, conflitos, frustrações e tantas outras situações que despertam sensações ruins em nós.

Para atravessar esses momentos de lutos e dores, precisamos viver as nossas emoções, escutando-as, colocando-as para fora, buscando apoio psicológico e respeitando o nosso tempo de recuperação. Desse modo, teremos maiores chances de elaborar o que foi vivido, seguindo adiante com mais saúde mental.

Portanto, cuidado com a positividade tóxica, e considere jamais dispensar os cuidados com a sua saúde em prol das frases motivacionais que vemos por aí.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.