O porquê de utilizar o cartão de crédito em seus gastos e despesas

Um dos maiores pensamentos errôneos quando se trata de despesas, é pensar que o cartão de crédito é um vilão e que é melhor evitá-lo, pois é muito fácil perder o controle e acumular dívidas. Entretanto, esse meio de pagamento, se usado corretamente, pode ser um grande aliado no controle financeiro e otimização do orçamento.

Quando acontece de consumidores “perderem o controle” utilizando o cartão de crédito, o problema não é o método de pagamento, pois pagar apenas com dinheiro, PIX ou passar tudo no débito, com o pensamento de utilizar o dinheiro até acabar, também não é ter controle.

Segundo especialistas, um ótimo jeito de colocar a vida financeira nos trilhos é manter um orçamento constante e estipular um limite de gastos no início de cada mês, seja com alimentação, saúde, lazer, entre outros. Se possível ainda, é de suma importância separar um dinheiro para investimentos.

No começo do planejamento é difícil conseguir cumprir com os gastos estipulados, porém no decorrer dos meses vai se tornando mais automático e simples descobrir o quanto será necessário reservar para cada categoria de despesas e fazer os ajustes ao longo desse período. O cartão de crédito é uma ferramenta para a otimização do orçamento e no decorrer desta matéria será apresentado os principais motivos do motivo disso.

Por que é melhor passar todas as despesas no cartão de crédito?

Um dos principais motivos é que, apesar de não aparentar, utilizar a função crédito do seu cartão facilita o controle financeiro e orçamentário, além de existir a possibilidade de “cashback” em muitos bancos digitais principalmente.

Com o serviço de cashback, uma parte de tudo que é gasto com o cartão de crédito pode voltar em forma de dinheiro no fim do mês. A maioria dos bancos já possuem programas de fidelidade utilizando cartões de crédito que geram pontos, que por sua vez podem ser revertidos até em milhas aéreas.

A cultura de achar chato ou complicado anotar os gastos precisa acabar, pois é importante para conhecer e se acostumar com os próprios hábitos de consumo. Por isso, utilizar o crédito é facilitador nesse aspecto, já que fica tudo anotado automaticamente na fatura mensal. Alguns bancos já categorizam as despesas de forma automática e te mostram gráficos interativos de despesas através de seus aplicativos.

Mesmo se o seu banco não possuir essa funcionalidade, existem inúmeros aplicativos no mercado que servem exatamente para facilitar esse controle. Outra opção seria através de planilhas, pois todos a maioria dos cartões e bancos disponibilizam a fatura no formato Excel.

O crédito deve ser utilizado para comprar coisas que você já tem o dinheiro para pagar

Hoje em dia, muitas pessoas ainda acreditam que o cartão de crédito serve para comprar bens que desejam, mas ainda não tem dinheiro para adquiri-los. Porém, a melhor maneira de utilizar o cartão de crédito é para comprar coisas que o consumidor já tem o dinheiro para pagar.

O cartão de crédito deve ser usado apenas para adiar o momento do pagamento e manter o dinheiro investido, para aumentar seus rendimentos e assim evitando o risco de se endividar.

É importante não usar o cartão de crédito para antecipar sonhos, mas sim ter um plano para realizá-los, ou seja, utilizar o crédito somente como uma ferramenta para otimizar o planejamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.