Por que os brasileiros ainda investem na poupança? Saiba se é a melhor forma de guardar dinheiro

Esse é um método antigo em que as pessoas confiam

Muita gente sabe que a poupança não é o investimento mais vantajoso que existe no mercado. Seu rendimento varia de acordo com a Selic e, apesar de ter liquidez diária, os resgates devem ser feitos a cada 30 dias, no aniversário do depósito, para que os rendimentos não sejam perdidos.

Mesmo assim, a poupança ainda é o produto financeiro preferido entre quem guarda dinheiro e/ou investe. O perfil do investidor brasileiro e os lugares que ele escolhe aplicar ressaltam que a maioria dos cidadãos não confia em outras fontes, tendo razões para isso. Quer entender quais são? O Notícias Concursos, na matéria desta terça-feira (29) mostrará.

Principais motivações das pessoas que ainda investem na poupança

Facilidade e comodidade

Segundo pesquisas, 27% das pessoas que investem na poupança dizem que o fazem por facilidade e comodidade. Na maioria dos casos, quem tem uma conta poupança usa uma conta-corrente vinculada a ela. Assim, é possível programar uma reserva mensal ou fazer a transferência entre contas.

Mas a poupança não é a única a oferecer isso. Existem outras modalidades de investimento e contas com rendimento que também oferecem essa facilidade e comodidade.

Não ter o suficiente para aplicar em outros investimentos

Outra justificativa comum para investir ou guardar dinheiro na poupança é o fato de não sobrar dinheiro no final do mês para buscar outros investimentos. E quando sobra, acabam aplicando valores baixos, aqueles que restam do orçamento mensal.

Entretanto, nem todos os investimentos têm um valor mínimo de aplicação. E mesmo aqueles que têm, nem sempre são altos. Um bom exemplo é o Tesouro Direto, cujo valor mínimo de investimento fica em torno dos R$ 30,00, dependendo do título.

Costume

Outra justificativa para investir na poupança é ter o “costume” de fazê-lo. Ou seja, não investir em outros produtos financeiros por já estar acostumado com o investimento na caderneta de poupança.

Isso não é, necessariamente, um problema. Mas, é importante saber que, ao investir mês após mês na poupança, você deixa de ganhar. Afinal, existem opções de melhor rentabilidade e a poupança, hoje, oferece um rendimento pouco maior que o da inflação.

Medo de perder dinheiro

Mais da metade dos investidores da poupança têm medo de perder dinheiro e, por isso, não optam por outros investimentos. A verdade é que a poupança é um investimento de renda fixa com garantias do FGC (Fundo Garantidor de Créditos). Isso significa que, no caso de uma instituição financeira quebrar, quem tiver aplicado até R$ 250 mil por CPF na poupança terá seu dinheiro de volta.

Além disso, por ser de renda fixa, o risco do investimento é baixo. Por isso, dificilmente se perderá dinheiro ao investir na poupança. Mas, da mesma maneira que a poupança, outros investimentos de renda fixa também são considerados seguros, com baixo risco e cobertura do FGC.

Por que os brasileiros ainda investem na poupança? Saiba se é a melhor forma de guardar dinheiro
Como os brasileiros guardam dinheiro – Canva Pro

Vale ou não a pena investir na poupança?

A poupança é um investimento seguro, com risco quase zero e que permite que os saques sejam realizados a qualquer momento. É melhor deixar o seu dinheiro lá do que parado em uma conta sem rendimento, claro. Mas, no geral, não vale a pena investir na poupança, se você pode aplicar esses valores em outros investimentos, pode ser uma boa medida.

Existem dois principais motivos para a poupança não valer a pena:

Aniversário do depósito

O rendimento só é creditado no “aniversário da poupança”, 30 dias depois do depósito. Ou seja: existe uma data específica, todo mês, em que o rendimento dos últimos 30 dias fica disponível. Você pode, sim, sacar antes desse prazo, mas perderá os rendimentos do período.

Vale acrescentar que as aplicações realizadas nos dias 29, 30 e 31 de cada mês terão como data de aniversário sempre o dia 1°. Você pode, sim, sacar antes desse prazo, mas perderá os rendimentos do período, como citado.

Rendimento

Existem, além da poupança, outras opções de investimentos tão seguras quanto ela e com rentabilidade maior. Os CDBs e os títulos do Tesouro Direto são algumas das opções.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.