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Por que o trabalho remoto causa tanto cansaço mental?

Muita gente se pergunta por que o trabalho remoto causa tanto cansaço mental. A impressão que têm é de que a todo momento as emoções são postas à flor da pele, provocando um cansaço emocional que foge da normalidade.

Mas, será que realmente o fator predominante desse cansaço é o home office? O que podemos refletir sobre esse assunto?

Neste conteúdo tratamos de alguns fatores envolvidos com esse cansaço mental. Acompanhe para entender.

Por que o trabalho remoto causa tanto cansaço mental?

O trabalho remoto pode causar mais cansaço mental à medida que não sabemos lidar com ele. Isto é, se a nossa rotina não for organizada e a demanda de tarefas ultrapassar o limite trabalho/casa, as chances de nos sentirmos esgotados é muito maior.

Além disso, algumas pessoas podem ter a impressão de que estão solitárias, o que aumenta a sensação de sobrecarga. Logo, o cansaço se torna cada vez mais evidente.

Outros pontos que podem estar associados com o cansaço mental efetivo são:

  • Preocupação com os dispositivos, principalmente durante chamadas de vídeo.
  • Instabilidade de internet, especialmente em casos nos quais o sujeito não tem um suporte adequado para a demanda de trabalho.
  • Dificuldade para entender as tarefas que são passadas apenas por escrito.
  • Dificuldades para lidar com os mais diversos tipos de plataformas e tecnologias. Sendo que estas demandam uma energia mental todos os dias, afinal, o sujeito deverá aprender a lidar com isso.
  • Falta de interação e troca de ideias com os colegas de trabalho, sendo que isso também pode fazer com que a sensação de desamparo apareça.
  • Problemas para fazer com que a família entenda o que é o momento de interação e o momento de trabalhar.
  • Falta de ambiente adequado para o trabalho, sendo constantemente interrompido com ruídos, conversas, pessoas transitando, etc.

Viu só como são muitos os fatores que justificam o fato de o trabalho remoto causar tanto cansaço mental? Por isso que precisamos estabelecer uma rotina mais saudável e que sempre priorize a nossa saúde mental.

Como evitar o cansaço mental no trabalho em casa?

Mas afinal, se sabemos porque o trabalho remoto causa tanto cansaço mental, como podemos evitar esse tipo de situação? Qual a melhor forma de construirmos um ambiente e uma rotina que nos mantenha bem e sem excesso de cansaço? Veja algumas considerações:

  • Tenha uma rotina fixa de trabalho. Nada de começar no horário X em um dia, e depois no Y no outro. Essa variação pode sobrecarregar a sua mente.
  • Crie um ambiente adequado para o seu foco e concentração. Prepare o seu espaço, deixe-o organizado e avise as demais pessoas da sua casa que aquele é o ambiente de trabalho.
  • Prepare-se para as reuniões com antecedência. Não deixe tudo para cima da hora.
  • Saiba interagir melhor com os seus colegas e não se afaste deles.
  • Não aceite trabalho a mais do que o que você é capaz de entregar.
  • Saiba impor limites de horários no seu dia a dia. Isso também é importante para não trabalhar sem parar.
  • E coloque em prática outras medidas que julgar necessárias para o seu bem-estar e saúde mental.

Tudo isso é valioso na hora de lidar com o cansaço mental. Cuide de você!

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