Por que a primeira impressão é importante?

Muita gente se pergunta por que a primeira impressão é importante e por que ela é tão superestimada. Afinal, se não somos apenas o que aparentamos ser, por que as pessoas levam isso tão a sério?

A verdade é que não é algo tão simples assim. A primeira impressão não relaciona-se apenas com a sua aparência física, mas sim, ela perpassa a sua personalidade, o seu humor, seus comportamentos, etc.

Por isso, cuidar da primeira impressão é tão importante. Mas, será que ela pode ser irreversível? Podemos, em um dia, estarmos ruins e aparentarmos isso a alguém que acabamos de conhecer e, mais tarde, mudar essa concepção que o outro construiu sobre nós?

É exatamente sobre essas questões que refletimos neste texto. Acompanhe e entenda!

Por que a primeira impressão é importante?

Quando não conhecemos algo ou alguém, não temos nenhuma opinião formada sobre o assunto, certo? Porém, a partir do momento em que o nosso cérebro tem contato com esse “desconhecido”, ele automaticamente precisa entender do que se trata a situação.

Assim, ele ficará atento a cada sinal enunciado pelo outro. A forma de falar, mexer as mãos, a postura, a roupa, o cheiro, etc., tudo isso será levado em conta. E como não temos parâmetro de comparação, obviamente que a nossa mente “pegará” as informações vistas como uma verdade absoluta.

Diferente do que acontece quando já conhecemos alguém. Se chegarmos na casa de uma amiga e ela estiver “descabelada” e com uma aparência de irritada, teremos um parâmetro de comparação: o dia em que a vimos arrumada e sorridente. Percebe a diferença?

Por isso a primeira impressão é importante. Porque o nosso cérebro nunca viu aquela pessoa antes, e pode usar essa impressão como uma verdade absoluta na hora de criar um julgamento sobre o outro.

Sendo assim, por isso que muita gente frisa a importância de cuidar da sua postura diante de alguém que acabou de conhecer.

Mas isso quer dizer que a primeira impressão é irreversível? Não necessariamente… Continue lendo!

A primeira impressão é irreversível?

Não. Apesar de ser muito forte e fazer com que muita gente crie julgamentos errados, a primeira impressão não é irreversível. Mas, para que ela seja reversível, devemos estar atentos ao que queremos mudar nos olhos alheios.

Por exemplo, se você chegou atrasado na entrevista de emprego, sabe que essa primeira impressão não será nada positiva para a sua imagem profissional, concorda? Porém, você pode mudar um pouco essa imagem demonstrando responsabilidade em suas posturas, falando das suas conquistas e sendo sincero sobre o motivo pelo qual você se atrasou.

Além disso, pode “limpar a sua imagem” caso venha a ser contratado: demonstrando pontualidade.

Entretanto, essa ação de reverter a imagem criada no primeiro contato pode ser mais difícil. O segredo, portanto, é ter paciência. Não queira mudar a concepção alheia da noite para o dia, pois isso é impossível.

E ainda: não pegue o pensamento alheio como verdade. Só porque ele enxergou você de uma forma, não significa que você seja assim de verdade. E, caso não queira se dar ao trabalho de reverter essa primeira impressão, tudo bem também! 🙂 Quem escolhe é você.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.