Por que a ansiedade vem do nada?

Muitas pessoas se questionam “por que a ansiedade vem do nada” e quais são os motivos envolvidos com uma crise inesperada. Afinal, em um momento tudo parece estar funcionando adequadamente, e em outro parece que tudo “vai por água abaixo”.

Por isso, elaboramos este conteúdo para lhe ajudar a compreender essa situação e, a partir disso, buscar o suporte adequado para lidar com as crises de ansiedade. Continue lendo.

Por que a ansiedade vem do nada?

Apesar de a pergunta ser “por que a ansiedade vem do nada”, a verdade é que ela não vem do nada. Sempre há um gatilho psicológico por trás da situação, por mais sutil que ele possa ser.

Isso quer dizer que quando você se sente ansioso é provável que a questão da ansiedade tenha vindo à tona a partir de uma série de possibilidades, como por exemplo:

  • Medo de alguma coisa;
  • Uma situação nova;
  • Falta de autoconfiança;
  • Sensação de perda de controle;
  • Lembrança mal elaborada;
  • Gatilho psicológico apresentado por outra pessoa;
  • Questões ambientais que, inconscientemente, podem provocar efeitos em nosso corpo, uma vez que a mente pode achar que você está em perigo;
  • Questões fisiológicas;
  • Entre outras possibilidades.

Porém, nem sempre é fácil detectar o motivo pelo qual a ansiedade aparece. Assim, é preciso estar atento ao que é sentido e quando é sentido. Além de, também, buscar o auxílio de um psicólogo para que o processo de psicoterapia e autoconhecimento seja iniciado.

Como a psicoterapia pode ajudar nessas situações?

Agora que você já entendeu por que a ansiedade vem do nada, ou seja, que ela sempre tem um gatilho por trás de si, vem outro questionamento: como lidar com isso? Como encontrar o motivo pelo qual a ansiedade se faz presente?

Para isso, a psicoterapia pode ser usada como um excelente alicerce. O psicólogo, junto com o paciente, poderá analisar cada situação e cada episódio de ansiedade, investigando os motivos mais “escondidos” para o aparecimento das crises.

A partir do momento em que essa investigação começa a caminhar, o sujeito com ansiedade começa a conhecer mais sobre si mesmo. E esse conhecimento é um valioso ingrediente capaz de melhorar a nossa forma de lidar com o mundo.

Afinal, quando temos conhecimento que determinada situação pode nos deixar mais ansioso e angustiado, automaticamente temos mais chances de nos prepararmos para ela. Claro que isso não quer dizer que não vamos sentir nada por conta disso, mas sim, que teremos mais “armas” para lidar com o momento de exposição à ansiedade.

Mas, além disso, por meio da psicoterapia também é possível encontrar novos significados e formas de enxergar os gatilhos emocionais por trás da ansiedade. Isso pode ajudar você a minimizar as crises e, quem sabe, extingui-las em diversas situações.

Cuide da sua saúde mental e comece a traçar um caminho mais tranquilo para você. Conheça os seus limites e forças, usando isso ao seu favor e saiba que a ansiedade não vem do nada – ela tem muito a nos dizer. Saiba escutá-la antes mesmo de ela reaparecer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.