Por falta de limpeza em unidade, funcionários dos Correios se recusam a trabalhar

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios, sete funcionários da unidade já foram infectados pelo novo coronavírus. 

Funcionários dos Correios da unidade da Brasilândia, zona norte de São Paulo, fizeram uma paralisação por falta de higiene no local de trabalho, conforme noticiado pelo portal “Yahoo”, da Jornalista Anita Efraim. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios, sete funcionários da unidade já foram infectados pelo novo coronavírus.

Camilo é diretor do Sindicato dos Trabalhos dos Correios e também trabalha na unidade de Brasilândia. O diretor diz que “a paralisação aconteceu porque a empresa trata o trabalhador com descaso”.

“A gente já vem cobrando há um bom tempo a desinfecção da unidade, e no dia de hoje ocorreu apenas uma lavagem com água sanitária e mais nada, por isso nós paralisamos a unidades hoje”, afirma.

A informação é que apenas uma funcionária que faz a limpeza da unidade da Brasilândia, onde aproximadamente 60 pessoas trabalham. Porém, a demanda do sindicato e dos trabalhadores da unidade é de que uma empresa de desinfecção faça a limpeza do local.

Camilo ainda pontua outras questões de descuido ao dizer que, os Correios disponibilizaram aos funcionários apenas uma máscara de pano, que deve ser lavada diariamente, e ressalta que o álcool gel chegou depois de muita cobrança do sindicato. “Conseguimos meia boca um álcool gel, as máscaras nós não tínhamos, luva até o momento não foi entregue aos trabalhadores. Condições péssimas de trabalho”, afirma. Quanto ao necessário distanciamento das pessoas durante o trabalho, o carteiro afirmou que “isso não existe” e que os funcionários ficam a um metro uns dos outros.

“Infelizmente a empresa não valoriza o bem maior, que é a mão de obra do trabalho”, conclui.

Nota divulgada pelos Correios

Em nota, os Correios afirmam que a informação de falta de limpeza não procede e garante que a unidade da Brasilândia tem recebido álcool gel 70% e máscaras. Leia a nota na íntegra:

“Mais uma vez, as informações relatadas na matéria não procedem. A unidade tem recebido álcool em gel 70% para uso dos empregados e todos receberam máscaras.

Ocorrendo a suspeita de contaminação da COVID 19 entre os empregados, os Correios providenciam a higienização e desinfecção em todo o ambiente da unidade e o afastamento das pessoas com suspeita de contaminação. No Centro de Distribuição em Brasilândia, esse serviço ocorreu na manhã desta sexta-feira (8). Os empregados foram informados sobre a execução da limpeza e, dessa forma, retornaram aos postos de trabalho somente ao término dos procedimentos de higienização. Também houve a alteração do leiaute da unidade para promover maior distanciamento das posições laborais.

A estatal está acompanhando a situação de saúde dos empregados, prestando todo o apoio necessário, e também atuando para garantir o bom funcionamento das atividades operacionais. A rotina de entregas está ocorrendo, seguindo as medidas de segurança orientadas pelo Ministério da Saúde. O Centro já está operando normalmente.”

Correios oferecem vagas para Jovem Aprendiz

O programa de Jovem Aprendiz dos Correios 2020 segue com inscrições abertas. O prazo de inscrição, que iria até 30 de abril, foi prorrogado. Agora, conforme o edital do processo seletivo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), os interessados poderão se inscrever até o dia 29 de maio. O concurso Correios oferece 4.462 vagas.

As vagas oferecidas para Jovem Aprendiz Correios 2020 são em caráter imediato e em formação de cadastro reserva. As oportunidades são para o Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia, Rio Grande do Sul, entre outros Estados, além do Distrito Federal.

O concurso visa contratação especial de aprendizes, para o preenchimento de 4.462 (quatro mil, quatrocentos e sessenta e duas) vagas e formação de cadastro reserva, na formação de Assistente Administrativo e Assistente de Logística.

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 31 de março e 29 de maio de 2020, no site oficial dos Correios (www.correios.com.br). O candidato deverá seguir as seguintes etapas: Acesso à Informação; Empregados Públicos e em seguida clicar em Concurso Públicos. Veja o edital 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.