Controle Suas Finanças Pessoais

Planejamento financeiro pessoal e seus objetivos 

 O planejamento financeiro pessoal pode ser um desafio para muitas pessoas. No entanto, é completamente possível gerenciar suas finanças de forma positiva através de um planejamento financeiro que objetive organizar o seu dinheiro.

 Primeiramente, é importante que você separe as suas finanças em custos variáveis e fixos. Pois, custos fixos são aqueles relacionados à sua sobrevivência, ou seja, aluguel, fornecimento de água, energia elétrica, telefone, internet, supermercado etc.

Já os custos variáveis são os custos relacionados a outros fatores que você pode adaptar. Por isso, é importante que você faça um controle da sua situação atual para que possa direcionar esse planejamento.

Organize suas finanças e categorize as despesas

 Organize suas contas mensais em uma planilha, aplicativo de finanças, ou até mesmo, em um caderno, como for melhor para você.

Posteriormente, você deve fazer um ajuste em sua rotina de acordo com os dados que você mapeou. Por isso, verifique o que você pode mudar nos seus custos variáveis.

Trocas inteligentes 

 Realize trocas inteligentes, como cancelar a TV a cabo e assinar um streaming, por exemplo, que possui um valor muito menor. 

Outra dica importante dentro de um planejamento financeiro pessoal é categorizar as despesas. Pois, ainda que sejam custos fixos, você verifica a possibilidade de enxugar esses custos.

Alimente o hábito da poupança

 Direcione um valor para uma poupança, ainda que seja um valor muito baixo e você ache que não vai fazer diferença em um primeiro momento. Pois, você precisa ter foco na sua mudança de hábito. Posteriormente, você poderá direcionar valores mais elevados. 

Por isso, direcione o seu foco para a poupança, faça trocas inteligentes quanto a redução de custos e continue controlando suas finanças dentro da sua rotina. Esses são os primeiros passos para você realize um planejamento financeiro.

Claro que todos esses hábitos devem ser adaptados à sua realidade, situação e renda. Por exemplo, algumas pessoas que possuem uma renda extra não frequentemente, quando esse dinheiro aparece, o direcionam para a poupança. Já outras pessoas pegam uma renda extra e direcionam para acordos financeiros.

Adapte seus objetivos às suas ações

Por isso, tudo depende muito de como está a sua situação financeira atual. No entanto, o primeiro passo é você realize um planejamento para que possa amparar sua necessidade imediata, mas também possa pensar em seus objetivos em longo prazo. Somente assim, você poderá ter um direcionamento para viabilizar uma poupança e tirar seu orçamento do negativo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.