Como se planejar para voltar a estudar?

Começar a se planejar para voltar a estudar pode causar aquele famoso “frio na barriga”, especialmente se você sente que ficou muito tempo “parado” nesse sentido. Por isso, neste texto nós reunimos algumas dicas que podem ajudar você na hora de preparar uma nova rotina de estudos e aprendizagens. Confira e inspire-se!

Como se planejar para voltar a estudar?

Para se planejar para voltar a estudar é necessário um pouquinho de paciência. Especialmente em casos nos quais você está muito tempo sem fazer algum curso mais extenso e intenso, esse planejamento deve ser feito com calma para que seja possível criar uma rotina mais saudável.

Afinal, devemos ter o cuidado de não querer correr atrás do tempo perdido, pois o que passou, passou, e ponto. Agora, é uma nova fase que deve ser analisada e moldada de acordo com a sua realidade, sem servir de “punição” pelo “atraso”.

Dito isso, vamos às dicas:

1. Procure ter uma visão geral da sua rotina

Como está a sua rotina nos dias de hoje? O que você faz desde a hora em que acorda, até antes de se deitar à noite? Analise esse ponto com atenção. Assim será possível fazer um mapeamento dos períodos do dia que podem ser reorganizados ou remanejados com o intuito de promover um espaço adequado para voltar a estudar.

2. Analise o que você deseja estudar

Depois que você encontrar potenciais espaços na sua agenda, analise exatamente o que você deseja estudar. Você já sabe que tipo de estudo quer iniciar? Quer fazer uma graduação? Uma pós? Ou um curso de idiomas? Pense sobre isso e escolha o que fizer sentido para você.

3. Pratique o autoconhecimento e respeite o seu ritmo de aprendizagem

O autoconhecimento também pode ser um forte aliado na hora de se planejar para voltar a estudar. Isso porque você poderá descobrir quais são os seus limites e o seu ritmo de aprendizagem. Desse modo, torna-se mais viável desenvolver uma rotina de estudos que seja confortável e agradável.

4. Escolha a melhor modalidade de ensino para você

Decida qual será a sua modalidade de estudo. Você deseja fazer um curso presencial? Semipresencial? À distância? Pense sobre isso colocando, na ponta do lápis, os prós e contras de cada modelo. Avalie com cuidado e sempre respeitando os seus limites e a sua agenda.

5. Crie um cronograma robusto

Depois de selecionar a modalidade e o conteúdo que será estudado, é hora de planejar como tudo isso será posto em prática! Faça um cronograma de estudos robusto, com prazos bem estabelecidos e uma organização que vise oferecer a você um verdadeiro passo a passo para o dia a dia.

6. Descubra um propósito para os seus estudos

Por fim, considere a possibilidade de descobrir um propósito por trás dos seus estudos. Você quer estudar para aprender algo novo? Para iniciar uma nova carreira? Ser promovido? Esse tipo de conhecimento pode ser relevante na hora de estimular a motivação e se planejar para voltar a estudar.

Boa sorte nesta nova fase!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.