Planejamento financeiro Pessoal e Fatores Externos Não Controláveis

A relevância do planejamento financeiro pessoal em longo prazo 

É importante que você faça um planejamento financeiro pessoal através de algumas bases referentes ao seu momento atual, contemplando seus objetivos de vida em longo prazo.

No entanto, realizar seus planejamento de finanças pessoais pode ser um desafio dentro da situação atual, já que muitas pessoas se encontram endividadas, pois tiveram alteração de sua situação financeira por conta da pandemia causada pelo coronavírus.

Fatores externos não controláveis 

Entretanto, é importante que saibamos lidar com fatores externos não controláveis e a pandemia é um fator externo não controlável que tem se mostrado durável.

Por isso,  a atuação financeira pessoal precisa ser constante, já que uma situação como essa, nos mostra o quanto não há estabilidade em termos financeiros quando abrangemos essa visualização para o mercado.

Não precisa ser uma situação extrema e fatídica como a pandemia, porém, muitas situações externas impactam nas finanças do mundo e ocasionam crises enormes.

A importância da reserva de emergência no planejamento financeiro familiar 

Por isso, o planejamento financeiro quando feito de forma direcionada ampara as pessoas em situações não controláveis, bem como, eu crises financeiras familiares.

A reserva de emergência, por exemplo, foi utilizada nesse período por muitas famílias. No entanto, não é um hábito das famílias brasileiras reservar valores para essa finalidade. 

Endividamento e ausência de reserva de emergência  

Segundo uma pesquisa do Serasa, mais de 64% dos endividados revelaram que não fazem reserva de emergência. No entanto, reconheceram que teria feito diferença dentro do período da pandemia, independentemente do valor da renda familiar mensal. 

É fundamental que a reserva de emergência seja viabilizada dentro do planejamento financeiro pessoal. Por isso, a ausência da reserva de emergência possui impacto direto no endividamento. 

Planejamento financeiro e os acordos de dívidas 

Dessa forma, dentro de um planejamento financeiro é importante viabilizar a reserva de emergência, ainda que o orçamento esteja apertado.

Por isso, em um primeiro momento é importante que seja feito um controle relacionado ao hábito, mais do que relacionado a valores. Isso porque ao direcionar um valor mensal para a sua poupança você tende a alimentar um hábito da poupança. Assim, com o passar do tempo, a tendência é que você direcione valores cada vez mais elevados.

O Serasa Limpa Nome realiza eventos online para renegociação, geralmente ao final de cada ano. Porém,  por conta dessa situação de crise financeira na qual o Brasil se encontra, agravada pela pandemia, esse feirão está aberto, oferecendo descontos de até 90%. Sendo assim, pode ser uma boa opção para inserir essas parcelas dentro de um planejamento financeiro pessoal.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.