Planejamento financeiro pessoal: defina metas e controle a sua rotina

Para elaborar um planejamento financeiro pessoal é fundamental que defina metas e controle a sua rotina. Veja dicas!

Dicas para o seu planejamento financeiro pessoal 

O planejamento financeiro requer análises importantes sobre o seu comportamento de consumo, dentre outros fatores pertinentes à sua rotina. 

Por conta da crise financeira que foi agravada com a situação pandêmica ocorrida por conta do coronavírus, o nível de endividamento da pessoa física tem subido consideravelmente. Por isso, o planejamento financeiro é fundamental para todas as pessoas.

Separe os seus custos fixos e custos variáveis

Primeiramente, você deve separar os seus custos fixos e custos variáveis. Pois, através dessa espécie de mapeamento você pode ter a clareza sobre a sua situação financeira atual e poderá direcionar hábitos saudáveis financeiramente.

Controle a sua rotina 

É muito importante que faça o controle da sua rotina, pois essa definição poderá te ajudar a elaborar um planejamento viável. Dessa maneira, você pode realizar esse controle através de um aplicativo de finanças ou por meio de uma ferramenta própria para planejamentos, como o Trello, por exemplo.

Evite compras desnecessárias 

Evite compras que não sejam necessárias. Principalmente pequenos valores que são gastos no cartão de crédito, pois no fechamento da fatura esse montante pode ficar fora do seu controle.

Faça trocas viáveis financeiramente

Assim sendo, após elaborar um planejamento sobre a sua rotina, você poderá verificar possíveis trocas viáveis financeiramente. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade, bem como, pode trocar a conta bancária tarifada por uma conta sem tarifas, já que as fintechs oferecem ambos os serviços.

Defina metas 

Definir metas e objetivos é o principal passo para quem deseja uma reorganização financeira. Por isso, seja detalhista e preciso com seus desejos. Pois traçar metas claras é o que irá nortear o seu planejamento de forma ampla.

 Por exemplo, se você tem um sonho de viajar para o exterior, é importante fazer um planejamento sobre quanto você vai gastar com as passagens, estadia, qual é o período que você deseja ficar no local, documentação necessária, além de valores para alimentação, emergências etc.

Direcione os valores economizados para uma poupança

Por isso é importante que você direcione os valores economizados para uma poupança. Ao direcionar valores para uma poupança, você irá criar um fluxo positivo e isso fará muita diferença para suas realizações em longo prazo.

Portanto, direcione valores para a poupança, ainda que sejam valores baixos. Dessa forma, poupar será um hábito que se tornará natural na sua rotina. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.