Planejamento financeiro empresarial: orçamento, fluxo de caixa e ciclo operacional

O planejamento e controle financeiro empresarial tem o objetivo de certificar que os investimentos estão trazendo o retorno esperado. Saiba mais!

É muito importante o planejamento financeiro empresarial – entenda melhor!

É muito importante o planejamento financeiro empresarial, pois, para que uma empresa tenha um futuro saudável é importante que tudo seja planejado principalmente as finanças. O planejamento e controle financeiro tem o objetivo de certificar que os investimentos estão trazendo o retorno esperado.

Sendo assim, caso não estejam é possível alinhar esses pontos. Além disso, o planejamento também visa prever situações que possam dificultar o desenvolvimento da empresa, entre outras questões. Principalmente, garante uma a situação econômica favorável para o negócio.

O QUE DEVO FAZER PARA IMPLANTAR O PLANEJAMENTO FINANCEIRO NA MINHA EMPRESA?

O primeiro passo é traçar um objetivo. Saber para onde direcionar o futuro da empresa é o ponto central, pois todas as demais ações e recursos, orbitarão em torno desse objetivo.

Por conseguinte, o segundo passo é identificar quais ações serão necessárias para alcançar esse objetivo traçado.

Por exemplo, uma empresa que pretende melhorar um serviço que já é oferecido, primeiramente precisará realizar uma pesquisa de com seus clientes, provavelmente por meio de feedbacks que possam ser coletados via internet ou telefone.

Mesmo que pareçam simples essas ações precisam tem custos e precisam ser planejadas para funcionarem corretamente, evitando o desperdício dos recursos financeiros.

Por isso, é importante procurar manter o baixo custo em suas operações e evitar o aumento das despesas, visto que são os vilões do controle das finanças empresariais e pessoais.

ORÇAMENTO

Por vezes menosprezado, o orçamento é a mais importante ferramenta de controle. Sendo assim, consiste em definir os valores que serão necessários para o funcionamento da empresa.

Devem ser definidos os centros de custos e seus respectivos limites de acordo com o planejamento traçado anteriormente. Pois ultrapassar o orçamento pode ter consequências negativas e a sua não definição geram descontrole nas finanças da empresa, sendo assim, é preciso segui-lo à risca e revisá-lo constantemente, devido aos ajustes no planejamento da empresa e mudanças no cenário econômico.

FLUXO DE CAIXA

O fluxo de caixa é o instrumento principal é mais completo quando o assunto é planejamento financeiro, neles são registradas todas as movimentações de entrada e saída, além de ser possível a projeção desses valores.

CICLO OPERACIONAL

Outra dica, é calcular o ciclo operacional da empresa. O ciclo operacional é o tempo decorrido entre a fabricação do produto até o recebimento do valor da venda, pois quanto menor esse ciclo, melhor será para o caixa da empresa.

Pois esse resultado é expresso em dias e determina quantos deles a empresa fica sem entrada no caixa. Assim, conhecendo esse gargalo será possível tomar medidas para melhorar essa dinâmica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.