Planejamento Financeiro e as Ofertas do Mercado

O mercado atual estimula o consumo, por isso, o planejamento financeiro pessoal deve ser direcionado e objetivo. Veja mais!

O desafio do planejamento financeiro e seus hábitos de consumo 

Realizar o seu planejamento financeiro pode ser um desafio, já que são muitas as demandas que o mercado atual possui e são muitos os estímulos de compra. Por isso, o primeiro passo para que você realize o seu planejamento de finanças é questionar os seus hábitos de consumo.

Dessa forma, ao questionar a necessidade de tudo que você for comprar você tende a diminuir naturalmente essas compras por impulso.

Planejamento estratégico pessoal

 Além disso, você deve realizar um planejamento estratégico pessoal, no qual  você deve colocar todos os seus objetivos e estabelecer metas em curto, médio e longo prazo.

No entanto, essas metas são adaptáveis, conforme outros fatores impactam financeiramente na sua vida. Além disso, é muito importante que você tenha um controle de todos os seus gastos de rotina.

Controles de rotina e aplicativo de finanças 

 Esse controle é facilmente estabelecido através de aplicativos de finanças pessoais ou até mesmo de uma agenda, como for melhor para você. Pois o que importa é que você faça controles referentes às suas demandas atuais e verifique o que você realmente ganha e o que você realmente gasta.

Pois a partir desse processo você poderá verificar quais são os hábitos que podem ser modificados.

Mudanças de hábitos de consumo

No entanto, essa modificação não precisa ser muito radical, você pode modificar hábitos simples, como cancelar uma TV a cabo e assinar um streaming, ou ainda, realizar trocas financeiramente viáveis.

Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade. Bem como, você pode realizar a mesma troca referente a uma conta corrente. Já que as fintechs oferecem os produtos.

Dessa maneira, você garante a usabilidade dos produtos, sem gastos com a manutenção de ambos.

Alimente o hábito da poupança e faça adaptações 

Sendo assim, pequenas trocas podem ser muito importantes para que você direcione hábitos pessoais em seu planejamento que sejam econômicos, ainda que você precise de um tempo para a adaptação.

É muito importante também que você veja a poupança como um hábito. Já que em um primeiro momento, a poupança faz parte dos seus novos hábitos.

Melhore a sua relação com o dinheiro em longo prazo

Posteriormente, você poderá direcionar valores para essa finalidade de maneira planejada. Sendo assim, o planejamento financeiro deve ser feito agora e adaptado para que você tenha uma relação financeiramente positiva e alcance seus objetivos. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.