Pix: Vantagens Para os Negócios e Clientes

O Pix para o seu Negócio

Uma revolução nos meios de pagamentos, assim podemos resumir o Pix. Por isso, a sua adesão foi elevada, devido a facilidade em sua usabilidade e a economia nos valores das transações.

Facilidade na rotina de pessoas físicas e jurídicas 

Sendo assim, o Pix facilitou a rotina de pessoas físicas e jurídicas. Dessa forma, as empresas podem fazer e receber transferências, realizar pagamentos de contas, receber os pagamentos de seus clientes de uma forma rápida e eficaz. 

Confira algumas vantagens do Pix para as empresas 

Pois, através dessa ferramenta a empresa realiza transações rápidas, por isso, o Pix pode ser muito vantajoso para as empresas. Confira algumas vantagens:

  • Redução de custos com geração de boletos;
  • Transações feitas na hora, sem prazo para recebimentos;
  • Não há a necessidade de intermediários para os pagamentos;
  • Disponibilidade de meios de pagamentos diversos;
  • Conclusão em segundos de todas as transações;
  • Otimização do fluxo de caixa;
  • QR Code para o pagamento;
  • Dispensa de troco; 
  • O Pix também evita a perda de negócios ou prejuízos por retornos de Teds e Docs feitos posteriormente à transação.

Além disso, o Pix facilita a negociação entre as empresas e seus fornecedores, além de melhorar a negociação com o cliente final. Bem como, ocorre a diminuição das filas em horários importantes para o comércio, como o horário de almoço para os restaurantes.

Sinalização oficial do Banco Central para as empresas 

O Banco Central do Brasil estabelece uma sinalização específica para o comércio começar a receber pagamentos por meio do Pix. Você pode acessar a sinalização obrigatória BACEN aqui.

QR Codes do Pix: estático e dinâmico

Conforme informações do Banco do Brasil, existem dois tipos de QR Codes do Pix: o estático e o dinâmico. Sendo assim, são usados para receber uma ou diversas transações Pix. Além disso, podem ser gerados no app dos bancos.

As chaves de endereçamento ou Pix possibilitam gerar os QR Codes. Ao passo que são duas modalidades, o QR Code estático e o QR Code dinâmico.

QR Code estático

Trata-se de um QR Code usado em múltiplas transações. Ao passo que permite definir um valor fixo para um produto ou que o próprio pagador informe o valor da transação. É um meio de pagamento pensado para pequenos varejistas, prestadores de serviço e Pessoas Físicas.

 QR Code dinâmico 

Nessa modalidade de QR Code, o uso é exclusivo por transação. Além do valor, ele permite a inserção de outras informações, como a identificação do recebedor.

É ideal para empresas maiores, pois facilita a conciliação e a automação comercial. Esse modelo permite que a empresa disponibilize para os seus clientes os QR Codes em papel ou de forma digital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.