10 assuntos de Língua Portuguesa mais cobrados no vestibular

Os assuntos de Língua Portuguesa estão sempre presentes em provas de vestibular e de diversos concursos. Para muitos estudantes, essa é uma das disciplinas mais complexas em alguns exames, principalmente naqueles cujas bancas priorizam assuntos referente à gramática e a norma culta, diferentemente do Enem, por exemplo, cujo foco está na interpretação de texto, nos gêneros textuais, entre outros.

Por isso, é preciso estar bem preparado para responder as questões sobre os assuntos mais cobrados nas provas de vestibulares. Pensando nisso, apresentamos abaixo os 10 assuntos de Língua Portuguesa que você não pode deixar de estudar no ano do vestibular. Confira!

10 assuntos de Língua Portuguesa cobrados no vestibular

1. Verbos

Em primeiro lugar, um assunto que não pode ficar de fora do plano de estudos do vestibular é o verbo. É preciso conhecer bem os verbos e todos os seus tempos e modos. Além disso, conhecer a estrutura dos verbos e entender de regência é crucial em algumas provas.

2. Sintaxe

Em segundo lugar, estudar a sintaxe das frases e orações do português é fundamental para mandar bem nas questões de análise sintática. Portanto, inclua nos estudos os tipos de oração, as relações de subordinação e de coordenação e não esqueça de estudar os desvios de concordância e de regência.

3. Categorias gramaticais

Além de estudar os verbos, o estudante deve dominar ainda as outras nove classes gramaticais presentes no português, saber as suas funções e usos. Estude, principalmente, os pronomes, as conjunções, os advérbios, os substantivos e os adjetivos.

4. Variação linguística

A variação linguística tem sido cada vez mais cobrada em provas de linguagens como a do Enem, por exemplo. Por isso, o vestibulando precisa aprender a identificar as variantes, os diversos registros da língua e ainda estar por dentro do debate sobre preconceito linguístico. 

5. Morfologia

O conhecimento quanto à estrutura das palavras também é cobrado em diversos exames. Além de conhecer e saber usar as palavras, é preciso saber mais sobre a sua estrutura e sobre os processos de formação de novas palavras, como a derivação, por exemplo.

6. Figuras de linguagem

No estudo das figuras de linguagem, o ideal é focar nas nuances de sentido por elas provocadas. Estude principalmente metáfora, hipérbole, gradação, ironia e paradoxo.

7. Recursos linguísticos

Conhecer e saber usar os recursos linguísticos, como estratégias e elementos de coesão, por exemplo, é fundamental para a interpretação de texto e análise de sua intencionalidade. Além disso, é fundamental para mandar bem em respostas discursivas ou em provas de redação.

8. Gêneros textuais

Alguns exames exigem do estudante um conhecimento amplo sobre os gêneros textuais. Outros, no entanto, preferem cobrar a interpretação de textos de diferentes gêneros, como tirinhas, cartuns, notícias, poemas, etc. Portanto, estude os gêneros mais presentes nas provas e leia muitos texto, buscando interpretá-los.

9. Escolas literárias

As escolas literárias também estão sempre presentes em provas de linguagens. No entanto, a cobrança costuma vir de forma contextualizada, em questões que envolvem a análise de textos ou obras que se encaixam em uma dada escola ou movimento literário como modernismo, romantismo, parnasianismo e outros.

10. Linguagem verbal e não verbal 

Por fim, estude os aspectos e características da linguagem verbal e da linguagem não verbal. Ambas são cobradas principalmente em questões de interpretação de tirinhas, propagandas, charges, textos muito comuns em provas de vestibular.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia 3 livros para saber mais sobre Joana d’Arc.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.