Pix lidera transações e seu uso dispara 738% no final de 2023; O que aconteceu?

Números recentemente divulgados pelo Giro Varejo revelam um aumento de 738% nas transações via Pix nas últimas semanas de 2023, em comparação ao mesmo período de 2022. Os dados, coletados e analisados pela Linx, empresa especializada em tecnologia para o varejo, em colaboração com o Instituto Propague, destacam o papel do Pix no cenário comercial.

O relatório aponta não apenas um aumento no número de transações, mas também um crescimento no volume total transacionado, alcançando a marca de 852%. Esses números indicam a consolidação do Pix como uma opção preferencial para pagamentos no varejo.

A praticidade, rapidez e segurança do Pix têm contribuído para sua ascensão como um dos principais métodos de pagamento, especialmente durante as principais datas comemorativas do ano. Consumidores e comerciantes têm adotado cada vez mais essa modalidade, impulsionando a modernização e a eficiência no setor varejista.

Pagamentos via Pix impulsionam o faturamento

No último dia de 2023, os pagamentos realizados por meio do Pix desempenharam um papel significativo no aumento do faturamento do varejo físico, registrando um crescimento de 247%, superando a variação do débito. A análise dos dados revela que o Pix emergiu como uma das principais opções de pagamento nesse período.

No dia 29 de dezembro, observou-se que o Pix liderou em valor transacionado entre as três principais modalidades de pagamento, que incluem crédito, débito e Pix. Essa mudança nas preferências de pagamento indica uma tendência crescente de aceitação do Pix tanto por parte dos consumidores quanto dos estabelecimentos comerciais.

Enquanto o débito experimenta variações em seu crescimento, o Pix tem se consolidado como uma alternativa viável para os usuários. O aumento no faturamento do varejo durante o último dia do ano destaca a influência crescente desse método de pagamento nas operações comerciais.

“Mesmo com a permanência do crédito como principal escolha na hora das compras, o brasileiro vem modificando seus hábitos e a preferência pelo Pix vem crescendo cada vez mais, muitas vezes, incentivada pelos próprios comerciantes, que buscam estimular o método de pagamento”, disse Amanda Stelitano, pesquisadora do Instituto Propague.

Pix lidera transações e seu uso dispara 738% no final de 2023; O que aconteceu?
Pix lidera transações e seu uso dispara 738% no final de 2023; O que aconteceu? Imagem: Pixabay.

O sistema de pagamentos é vantajoso?

O Pix se destaca pela agilidade e rapidez nas transações, uma característica que pode representar uma vantagem para o varejo, sobretudo quando comparado a métodos de pagamento tradicionais, que frequentemente demandam mais tempo para processamento. Além disso, quanto aos custos transacionais, o Pix tende a apresentar taxas inferiores em comparação com modalidades como cartões de crédito.

A disponibilidade contínua do Pix, operando 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive em feriados, também pode ser considerada uma vantagem. Essa flexibilidade pode atender às expectativas dos clientes, mantendo as operações de pagamento ininterruptas.

Outro ponto relevante é a questão da segurança do sistema de pagamentos criado e gerido pelo Banco Central. O Pix é concebido com diversas camadas de proteção, o que pode ser percebido como uma vantagem tanto para os consumidores quanto para os comerciantes, pois transações seguras tendem a aumentar a confiança do cliente.

No entanto, é crucial considerar que a aceitação e vantagem do Pix podem variar conforme o perfil do negócio, o público-alvo e as preferências regionais. Taxas específicas e condições associadas ao uso do Pix também exercem influência na decisão dos comerciantes. Desse modo, a análise de custo-benefício do Pix deve ser analisada por cada comerciante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.