Pix – Inovação Para as Finanças de Pessoas Físicas e Jurídicas

O Pix é uma inovação nos meios de pagamentos de pessoas físicas e jurídicas

A inovação do Pix está na facilitação do fluxo financeiro que ele trouxe.  Pois, o Pix é um meio de pagamentos instantâneos que permite transferências e pagamentos em segundos. Sendo assim, o Pix é uma melhoria que trouxe praticidade e rapidez para rotina de pessoas físicas e jurídicas.

Transações financeiras em qualquer dia e horário 

O Pix foi anunciado pelo Banco Central como um novo meio de pagamento, em fevereiro de 2020. No entanto, apenas em novembro de 2020 foi colocado no ar para a utilização de fato, permitindo transferências e pagamentos, independentemente do horário da transação e da instituição financeira que faz ou recebe o Pix.

Diminuição de custos com boletos, Teds e Docs

Além disso, o Pix é uma maneira de diminuir os custos em longo prazo. Principalmente, para as empresas, pois não há a cobrança de taxas referente a boletos ou pagamentos de Teds e Docs, as Transferências Eletrônicas Disponíveis e os Documentos de Ordem de Crédito. 

Uma vez que é possível que a empresa receba e faça pagamentos via Pix e economize com essas taxas, tanto de Teds e Docs, como taxas de geração de boletos.

Otimização do fluxo financeiro dos comércios e diminuição de filas em restaurantes

O Pix otimiza a rotina do comércio. Por exemplo, é possível que um estabelecimento, como um restaurante, disponibilize um QR Code fixo para que o cliente faça o pagamento. 

QR Code como um diferencial 

Bem como, é possível gerar um QR Code na hora para cobrar valores exatos. Dessa forma, ocorre a diminuição das filas no caixa e a melhora do fluxo financeiro da empresa, além da diminuição de taxas das maquininhas. Bem como, otimiza o tempo do cliente, principalmente no horário de almoço. 

Potencial objetivo do Pix, segundo o BCB

De acordo com o que o BCB (Banco Central do Brasil) informa seu site oficial, além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, o Pix tem o potencial de:

  • Alavancar a competitividade e a eficiência do mercado;
  • Baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes;
  • Incentivar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo;
  • Promover a inclusão financeira; e
  • Preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população.

Bem como, o Pix é uma fonte de Informações importantes para conciliação, que poderão cursar junto com a ordem de pagamento, facilitando a automação de processos e a conciliação dos pagamentos para as empresas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.