Geografia na Fuvest: tópicos mais cobrados

Geografia na Fuvest: aquilo que você deve estudar

A sigla Fuvest se refere ao nome “Fundação Universitária para o Vestibular”. Fundada em 1976, a Fuvest já foi responsável pela elaboração e execução de vestibulares de diversas faculdades. Porém, hoje a organização se ocupa apenas com a organização do vestibular da Universidade de São Paulo, a USP.

As últimas edições do vestibular contaram com mais de cem mil candidatos e e justamente por isso que, para garantir a sua aprovação, você não pode errar muitas questões na primeira fase.

Cada prova da primeira fase do vestibular possui 90 questões. Dessas, cerca de 10 questões pertencem à disciplina de geografia.

Questões de geografia podem estar presentes também na segunda fase da Fuvest. Isso ocorre em alguns cursos específicos, como Direito.

Assim, se você quer garantir a sua aprovação, é de extrema importância que você direcione os seus estudos para os tópicos que são cobrados com maior frequência.

Geografia na Fuvest: tópicos que mais aparecem

O assunto população ocupa o primeiro lugar no ranking de assuntos de geografia mais cobrados na prova da Fuvest. As questões sobre esse tópico podem abranger os principais conceitos de população, como IDH, migrações e pirâmide etária, e os relacionar com dados retirados dos censos realizados pelos órgãos governamentais, principalmente o IBGE. Esse assunto é encontrado em mais de onze por cento das provas deste vestibular.

Em seguida, o segundo tema mais recorrente é o que trata das questões ambientais, com mais de dez por cento das solicitações das provas. Aqui, você deve se aprofundar nos assuntos sobre poluição, desmatamento, crescimento desordenado das populações, efeito estufa, degradação do solo e a extinção de diversas espécies animais.

Com um pouco mais de dez por cento, a geopolítica é o terceiro assunto mais abordado pelas questões de geografia da primeira e da segunda fase da Fuvest. Para responder questões sobre esse tópico, você deve saber conceituar geopolítica, os poderes dos Estados e suas definições de territórios com as respectivas administrações. Além disso, é importante dominar os principais eventos da atualidade que se relacionam à geopolítica mundial, como a Primavera Árabe, a Revolta do Guarda-Chuva, as eleições nos Estados Unidos e a Questão Palestina.

O clima aparece como sendo o próximo assunto regularmente abordado. Esse tema pode aparecer como assunto principal de uma questão ou como tópico dentro de um contexto que aborda um evento paralelo.

Além dos tópicos supracitados, a agropecuária, as regiões do Brasil, a vegetação brasileira, a urbanização e a cartografia são assuntos que, embora com menos incidência, também aparecem com frequência nas provas de geografia da Fuvest.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.