Atualidades: 3 cidades que correm risco de desaparecer

O impacto humano, especialmente em áreas densamente povoadas, aumentou a pressão sobre o ambiente natural, o que agravou as alterações climáticas. Por sua vez, alterou os litorais e a futura viabilidade das cidades costeiras.

Cidades em declínio são áreas urbanas em risco de desaparecer devido ao aumento do nível do mar e subsidência.

Desde 1880, o nível do mar global subiu cerca de 20 a 23 centímetros e, no final deste século, espera-se que o nível do mar suba pelo menos 30 centímetros acima do que era em 2000.

Além das mudanças no nível do mar, cidades densamente povoadas criaram subsidência de terra, que ocorre quando grandes quantidades de água subterrânea são removidas da terra, enfraquecendo a estabilidade do solo.

Os dois problemas fizeram com que grandes cidades ao redor do mundo começassem a afundar, à medida que o solo que as sustentava desmoronava e os oceanos se arrastavam para o interior com o aumento do nível do mar.

Veja uma lista com as três cidades que correm risco de desaparecer.

Alexandria

A segunda maior cidade do Egito, a histórica Alexandria fica ao longo do Delta do Nilo, que vem lentamente erodindo as terras ao longo dela.

De acordo com um estudo de 2018, devido à superpopulação e à deformação natural e antropogênica da terra, o futuro da cidade costeira provavelmente inclui uma forte invasão do mar.

Alexandria enfrenta uma perda de terras aráveis e recursos de aquicultura, destruição de infraestrutura, migração da população, intrusão de água salgada e salinização dos recursos de água subterrânea.

Em 2100, os cientistas esperam cerca de 1.000 quadrados. milhas de terra serão inundadas pela água do mar, mudando a vida de cerca de 5,7 milhões de pessoas que vivem em Alexandria e outras comunidades no norte do Delta.

Amsterdã

O afundamento alimentado pelas mudanças climáticas e subsidência tem sido um problema na Holanda desde 1000 d.C devido ao solo macio de turfeiras do país.

Apenas cerca de 50 anos atrás, os Países Baixos começaram a implementar medidas de mitigação, embora possa ter chegado tarde demais. Amsterdã é uma das poucas cidades costeiras da Holanda atualmente situada abaixo do nível do mar.

Os icônicos moinhos de vento holandeses usados ??para irrigar a água extra do interior contribuíram muito para a crescente instabilidade da costa. Em 2050 , o custo de reparação e manutenção da infraestrutura danificada deve chegar a 5,2 bilhões de euros.

Em 2100 , espera-se que o nível do mar ao longo da Holanda suba para cerca de 2,5 metros.

Bangkok

Os cientistas preveem que, no próximo século, a elevação do nível do mar submergirá Bangkok por completo. A elevação do nível do mar, trazendo consigo a insegurança alimentar e danos à infraestrutura, colocará em risco e desenraizará milhões de pessoas.

O futuro decadente da cidade é quase definitivo em parte devido à fundação de Bangkok: uma camada de argila mole acima de um pântano.

Em 2020, partes da cidade já haviam afundado um metro abaixo do nível do mar. Apesar das melhorias na infraestrutura e gestão de subsidência, afundamentos e inundações têm persistido, com um futuro terrível pela frente se mudanças radicais não forem implementadas.


E então, gostou de conhecer a lista?

Não deixe de ler também – Geografia: 10 cidades mais populosas do mundo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.