PIX enfrenta instabilidade e irrita usuários neste sábado

Quem precisou utilizar o PIX pode ter tido dificuldade neste sábado (06), isso porque o sistema da transferência instantânea apresentou instabilidade e erro na realização de transações. As informações são do Estadão.

E não há como dizer que isso aconteceu só em um banco ou fintech. A instabilidade foi geral. Receberam reclamação pelo menos o Banco Inter, Banco do Brasil, Itaú, Nubank, C6, PagSeguro, Banco Pan, PicPay e Banrisul.

De acordo com o Estadão, até o Banco Central recebeu reclamações referentes ao PIX. Alguns bancos como Caixa, Bradesco e Santander não tiveram tantas reclamações.

O problema foi até admitido pelo Banco Central, em nota ao Estadão. “Informamos que o SPI ficou inoperante das 15h32 às 16h57, afetando os Pix que envolvem clientes de instituições diferentes. As equipes técnicas do Banco Central atuaram prontamente para o rápido restabelecimento do serviço”.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Leia até o final deste texto e esclareça todas

Pix: o que é? 

De maneira resumida, para que você entenda o que é Pix, podemos dizer que é um sistema de trânsferencia instantâneo e sem custos. Por meio dele é possível realizar  transferências por 24h e nos 7 dias da semana.

O Pix é seguro?

De acordo com informações do Banco Central sim. Para isso, ele conta com pelo menos duas tecnologias de proteção de dados.

Especialistas também apontam a confiabilidade do Pix. Mas, como qualquer sistema, há riscos, mas é importante entender quais tecnologias estão garantido a proteção de dados.

Confira:

1 – Criptografia

Sistema que bloqueia o acesso a informações da transferência, impedindo ação de fraudadores.

Em outras palavras, é utilizado um algoritmo para codificar os dados para que eles não tenham mais o formato original e consequentemente não possam ser acessados.

2 – Autenticação

Sistema que identifica os dados do cliente que realiza e do que recebe a transação. Ferramenta tem como objetivo identificar se de fato a procedência de acessos e identificações são verdadeiras.

Outra informação relevante, é que para realizar uma transação é necessária a autenticação de dados como senhas e biometria.

Como cadastrar o Pix?

Agora que você já entende o que é o Pix, saiba como cadastra-lo.

Para começar a utilizar é simples e todo o processo pode ser feito de maneira online. É somente necessário ter uma chave.

Por meio do internet banking, a chave Pix  pode ser cadastrada.

Por meio da chave é possível fazer transações instantâneas em menos de 10 segundos, sem custos e entre qualquer banco. Todas as transações podem ser realizadas em todos os dias e horários.

Eu preciso ter uma conta em banco para utilizar?

Não. É possível cadastrar sua chave pix por meio de plataformas de pagamentos, entre elas o Mercado Pago e o Picpay.

Todavia, também é possível optar por criar sua chave Pix em bancos tradicionais ou digitais.

O sistema deve acabar com outras formas de transferência?

No momento, são possíveis ainda realizar tanto TED, como DOC, mas dentro das regras e custos oferecidos pelo seu banco. Porém, de acordo com especialistas, a tendência é que as transações tradicionais caiam e o Pix aumente.

Entenda seu limite de transferência pelo Pix clicando aqui.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.