Pix: conceito da chave e segurança da ferramenta

Entenda qual é o conceito da chave Pix e obtenha informações sobre a segurança da ferramenta. Confira novidades do BC!

De acordo com informações oficiais do Banco Central, a chave Pix é um ‘apelido’ utilizado para identificar sua conta. Sendo assim, a chave representa o endereço da sua conta no Pix. Os quatro tipos de chaves Pix que você pode utilizar são:

  • CPF/CNPJ;
  • E-mail;
  • Número de telefone celular; ou
  • Chave aleatória.

O BC informa que a chave vincula uma dessas informações básicas às informações completas que identificam a conta transacional do cliente (identificação da instituição financeira ou de pagamento, número da agência, número da conta e tipo de conta).

Chave aleatória e outras informações sobre o Pix

Além disso, o Banco Central informa que a chave aleatória é uma forma de o cliente receber um Pix sem precisar informar quaisquer dados pessoais ao pagador.

Conforme define o BC, a chave aleatória é um código único, de 32 caracteres com letras e símbolos, gerado aleatoriamente pelo Banco Central e atrelado a uma única conta. 

Essa opção foi criada principalmente para ser utilizada com QR codes gerados por meio do aplicativo de sua instituição, a fim de facilitar o recebimento de recursos financeiros, informa o Banco Central do Brasil.

Inovações exclusivas do Pix

Conforme informações do BC, as medidas para o Pix também se aplicam a outros meios de pagamento. Sendo algumas dessas medidas:

  • Bloqueio cautelar;
  •  Notificação de infração;
  •  Ampliação do uso de informações para fins de prevenção à fraude;
  •  A criação de mecanismos adicionais para proteção dos dados; e
  •  a ampliação da responsabilização das instituições.

O Pix, assim como outros meios eletrônicos, tem transações integralmente rastreáveis, por serem operações de conta a conta, informa o BC. 

Sobre a segurança do Pix

Além disso, o BC ressalta que o Pix é seguro, já que apresenta segurança superior aos demais instrumentos de pagamento nos crimes “sem contato pessoal”, considerando as exigências de autenticação robusta utilizando senha, biometria ou reconhecimento facial.

Pix Saque e Pix Troco

O BC informa que há melhorias a serem implementadas. Por exemplo, a partir do dia 29 de novembro, a população terá mais uma opção para sacar dinheiro, além do caixa eletrônico e agência bancária, sendo o Pix Saque e o Pix Troco.

Conforme informa o site da Conta Gov, essa possibilidade também vai estar disponível, por meio do Pix, no estabelecimento comercial em que o cliente faz compras em lojas, padarias e supermercados. Sendo assim, o Pix Saque e o Pix Troco são os novos produtos da Agenda Evolutiva do Pix, definida pelo Banco Central. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.