Pix Cobrança – Inovação no QR Code e no Pix Copia e Cola

Pix Cobrança – O que é e quando entra em vigor?

Sabemos que o Pix é uma inovação nos meios de pagamentos que otimizou o tempo e os processos para pessoas físicas e jurídicas. Mas é importante que conheça um pouco mais sobre o Pix Cobrança.

 Um facilitador de pagamentos

Conforme informações oficiais do Banco Central do brasil, o Pix Cobrança é um instrumento de cobrança, iniciado por meio do QR Code ou do tratamento de um Pix Copia e Cola, que serve para:

Pagamentos imediatos, em pontos de venda físicos e comércio eletrônico, por exemplo. Bem como, pagamentos com vencimento, realizados em data futura, que podem incluir outras informações como juros, multas, outros acréscimos, descontos e outros abatimentos, semelhante ao boleto.

Sendo assim, o Pix Cobrança possui uma espécie de pequeno cronograma oficial do BCB, o Banco Central do Brasil. 

Confira as obrigatoriedades dos bancos e de outros envolvidos, conforme as informações do BCB. Bem como, as datas de cada fase dessas obrigatoriedades.

Datas oficiais das vigências referentes ao Pix Cobrança

Conforme informa o BCB, é obrigatório, por parte de todas as instituições financeiras e de pagamentos participante do Pix:

  • Possibilitar pagamentos imediatos de Pix Cobrança, a partir da leitura de QR Code e do Pix Copia e Cola;
  • A partir de 14 de maio de 2021: possibilitar pagamentos com vencimento de Pix Cobrança, a partir da leitura de QR Code e do Pix Copia e Cola
  • De 14 de maio a 30 de junho de 2021: para pagamentos com vencimentos, as instituições que não conseguirem proporcionar a experiência do pagamento em data futura, terão que, no mínimo, possibilitar o pagamento na data da leitura do QR Code;
  • A partir de 1o de julho de 2021: todas as instituições deverão ser capazes de possibilitar pagamentos com vencimento de Pix Cobrança, para pagamento da data de leitura ou em data futura, a critério do pagador.
  • Disponibilizar a geração de cobranças por meio de QR Code estático aos usuários pessoas naturais (pessoas físicas, empresários individuais e MEIs).

O que é opcional para as instituições?

É facultativo às instituições participantes do Pix:

Disponibilizar as demais funcionalidades relacionadas ao Pix Cobrança. Tais como: geração por meio de QR Code dinâmico, criação de lote de cobranças, gerenciamento de Pix recebidos e devolução, entre outros.

O Pix está sempre se atualizando e melhorando

O Pix ainda poderá passar por novas implementações. Por isso, é importante que se atente às atualizações para que possa fazer um uso atualizado da ferramenta, principalmente, no comércio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.