PIS/Pasep: Veja como sacar o benefício fora do calendário de liberação

O Governo Federal concede anualmente o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) aos trabalhadores de direito.

O Governo Federal concede anualmente o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) aos trabalhadores de direito.

Muitos consideram o benefício uma espécie de 14º salário para os trabalhadores que atuam com a carteira assinada. Este ano, foi liberado até o dia 31 de março o abono referente ao ano-base 2020.

Vale ressaltar que o benefício é repassado aos cidadãos que trabalharam, ao menos, 30 dias, consecutivos ou não no ano-base, recebendo uma remuneração média mensal de até dois salários mínimos.

Além disso, é preciso estar inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/eSocial).

Contudo, é importante frisar que a Caixa Econômica fica responsável pelo pagamento do PIS. Enquanto o Banco do Brasil faz o repasse do valor disponibilizado pelo Pasep.

Como consultar o PIS/Pasep?

Antes de qualquer coisa, o trabalhador deve consultar se de fato foi beneficiado com o abono este ano. Para isso, basta acessar o Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital)” ou a central telefônica no número 158.

Pelo aplicativo, disponível para Android e iOS, o titular deve acessar a aba “Benefícios” e depois “Abono Salarial” para verificar o valor e o banco de recebimento.

Como sacar o PIS/Pasep?

Aqueles que são correntistas da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil recebem os valores do PIS/Pasep diretamente na conta. Basta ir até uma agência da instituição financeira e apresentar um documento de identificação com foto e o número do PIS/Pasep.

Vale ressaltar que o referido número pode ser consultado no site Meu INSS, pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), no aplicativo FGTS ou no aplicativo Caixa Trabalhador. Contudo, o saque também pode ser realizado através do aplicativo Caixa Tem ou com o Cartão do Cidadão.

Por fim, é importante salientar que os saques estarão disponíveis até o dia 29 de dezembro. Caso os valores não sejam resgatados até o prazo, só poderão ser disponibilizados novamente em uma próxima liberação do PIS/Pasep.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.