Trabalhadores que esqueceram de sacar o abono salarial PIS/Pasep ano-base 2019 podem ter acesso a quantia por meio de solicitação via telefone, aplicativo Carteira de Trabalho Digital, e-mail ou presencialmente.
Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, mais de 320 mil trabalhadores que deveriam ter realizado o saque do abono até dia 30 de junho de 2021, esqueceram cerca de R$ 208,5 milhões. Este ano, o resgate está autorizado até 29 de dezembro.
Como consultar e solicitar o PIS/Pasep
Confira as possibilidades a seguir:
Por telefone
O trabalhador pode telefonar para a Central Alô Trabalhador, no número 158, para consultar as informações e solicitar a quantia.
Por e-mail
Outra opção é pedir os valores através de uma mensagem de e-mail para o endereço eletrônico trabalho.uf@economia.gov.br, substituindo as letras “uf” pela sigla do estado onde mora o trabalhador.
Presencialmente
Os trabalhadores que têm direito ao PIS podem ir a uma agência da Caixa Econômica Federal para solicitar e consultar os valores. Já os trabalhadores com direito ao Pasep, devem se deslocar até uma agência do Banco do Brasil.
Pelo aplicativo
Por fim, também é possível fazer a consulta pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS) e no Portal Gov.br. Pelos canais, além de conseguir verificar se tem direito ao abono, o trabalhador também tem acesso ao valor, data do saque e o banco que realizará o pagamento.
Como saber se tenho direito ao PIS/Pasep esquecido?
Para verificar se tem direito ao benefício, o trabalhador deve se certificar que se enquadra nos seguintes requisitos:
- Recebeu, em média, até dois salários mínimos por mês em 2019;
- Exerceu atividade remunerada por, pelo menos, 30 dias em 2019 com a carteira assinada;
- Estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Tinha os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial.
omo solicitar os valores atrasados do PIS/Pasep?
O trabalhador pode solicitar o PIS/Pasep atrasado em uma das agências do Ministério do Trabalho e Previdência. Além desse meio, existem outras opções, como:
- Através da central Alô Trabalhador, pelo telefone 158;
- Por meio de uma mensagem de e-mail, pelo endereço uf@economia.gov.br, substituindo as letras ‘uf’ pela sigla do estado em que reside;
- Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS); ou
- Através do Portal Gov.br.
E o abono ano-base 2021?
Com o fim dos pagamentos do abono salarial PIS/Pasep ano-base 2020, os trabalhadores que atuaram com carteira assinada em 2021 se questionam sobre quando ocorrerão os novos repasses.
Normalmente, o benefício é pago no ano seguinte ao ano em que foi apurado. Seguindo esta regra, o abono salarial de 2021 deveria ser pago em 2022, no entanto, a previsão é que seja liberado apenas em 2023.
Acontece que no ano passado o benefício referente a 2020 não foi liberado devido a transferência de recursos para viabilizar uma outra iniciativa. Assim, o pagamento foi remarcado para este ano, levando o pagamento do abono de 2021 para o próximo ano.
Veja como fazer a consulta do PIS pelo CPF
- Baixe o aplicativo;
- Abra o app e informe o seu CPF na área do login;
- Digite a sua senha do Gov.br;
- Após entrar, é só ir no canto superior da tela, onde estão os detalhes do PIS;
- No mesmo aplicativo está a opção de tirar dúvidas.
Vale ressaltar que será necessária uma conta no Gov.br, caso não tenha, basta se cadastrar informando o nome completo, a data de nascimento, e-mail e o número do CPF. A consulta do PIS pelo CPF também pode ser feita por meio da Central de Atendimento, pelo número 158.