PIS/Pasep: Veja como consultar e resgatar o abono de 2019 - Notícias Concursos

PIS/Pasep: Veja como consultar e resgatar o abono de 2019

Trabalhadores que esqueceram de sacar o abono salarial PIS/Pasep ano-base 2019 podem ter acesso a quantia por meio de solicitação via telefone, aplicativo Carteira de Trabalho Digital, e-mail ou presencialmente.

Trabalhadores que esqueceram de sacar o abono salarial PIS/Pasep ano-base 2019 podem ter acesso a quantia por meio de solicitação via telefone, aplicativo Carteira de Trabalho Digital, e-mail ou presencialmente.

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, mais de 320 mil trabalhadores que deveriam ter realizado o saque do abono até dia 30 de junho de 2021, esqueceram cerca de R$ 208,5 milhões. Este ano, o resgate está autorizado até 29 de dezembro.

Como consultar e solicitar o PIS/Pasep

Confira as possibilidades a seguir:

Por telefone

O trabalhador pode telefonar para a Central Alô Trabalhador, no número 158, para consultar as informações e solicitar a quantia.

Por e-mail

Outra opção é pedir os valores através de uma mensagem de e-mail para o endereço eletrônico trabalho.uf@economia.gov.br, substituindo as letras “uf” pela sigla do estado onde mora o trabalhador.

Presencialmente

Os trabalhadores que têm direito ao PIS podem ir a uma agência da Caixa Econômica Federal para solicitar e consultar os valores. Já os trabalhadores com direito ao Pasep, devem se deslocar até uma agência do Banco do Brasil.

Pelo aplicativo

Por fim, também é possível fazer a consulta pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS) e no Portal Gov.br. Pelos canais, além de conseguir verificar se tem direito ao abono, o trabalhador também tem acesso ao valor, data do saque e o banco que realizará o pagamento.

Como saber se tenho direito ao PIS/Pasep esquecido?

Para verificar se tem direito ao benefício, o trabalhador deve se certificar que se enquadra nos seguintes requisitos:

  • Recebeu, em média, até dois salários mínimos por mês em 2019;
  • Exerceu atividade remunerada por, pelo menos, 30 dias em 2019 com a carteira assinada;
  • Estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Tinha os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial.

omo solicitar os valores atrasados do PIS/Pasep?

O trabalhador pode solicitar o PIS/Pasep atrasado em uma das agências do Ministério do Trabalho e Previdência. Além desse meio, existem outras opções, como:

  • Através da central Alô Trabalhador, pelo telefone 158;
  • Por meio de uma mensagem de e-mail, pelo endereço uf@economia.gov.br, substituindo as letras ‘uf’ pela sigla do estado em que reside;
  • Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS); ou
  • Através do Portal Gov.br.

E o abono ano-base 2021?

Com o fim dos pagamentos do abono salarial PIS/Pasep ano-base 2020, os trabalhadores que atuaram com carteira assinada em 2021 se questionam sobre quando ocorrerão os novos repasses.

Normalmente, o benefício é pago no ano seguinte ao ano em que foi apurado. Seguindo esta regra, o abono salarial de 2021 deveria ser pago em 2022, no entanto, a previsão é que seja liberado apenas em 2023.

Acontece que no ano passado o benefício referente a 2020 não foi liberado devido a transferência de recursos para viabilizar uma outra iniciativa. Assim, o pagamento foi remarcado para este ano, levando o pagamento do abono de 2021 para o próximo ano.

Veja como fazer a consulta do PIS pelo CPF

  1. Baixe o aplicativo;
  2. Abra o app e informe o seu CPF na área do login;
  3. Digite a sua senha do Gov.br;
  4. Após entrar, é só ir no canto superior da tela, onde estão os detalhes do PIS;
  5. No mesmo aplicativo está a opção de tirar dúvidas.

Vale ressaltar que será necessária uma conta no Gov.br, caso não tenha, basta se cadastrar informando o nome completo, a data de nascimento, e-mail e o número do CPF. A consulta do PIS pelo CPF também pode ser feita por meio da Central de Atendimento, pelo número 158.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?