Como consultar o número do PIS para sacar até R$ 1 mil do FGTS?

O saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), já pode ser realizado por trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro, o PIS tem valor de até R$ 1 mil. É possível consultar quem tem direito ao saque – além de valores e datas para receber o dinheiro – pelo site da Caixa, pelo aplicativo FGTS e nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF).

Ao realizar a consulta pelo site, é necessário informar o NIS (PIS/Pasep) e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador. Ou então, é possível também utilizar a Senha Cidadão. A página oferece a opção de recuperar a senha, mas também é preciso informar o NIS.

O PIS (Programa de Integração Social) serve para que os trabalhadores tenham acesso a alguns direitos e benefícios, como por exemplo, o abono salarial. Mas como ele é utilizado apenas em situações específicas, não é raro que o número seja “esquecido”.

O número do PIS é gerado no primeiro emprego do trabalhador. Este pode estar anotado em sua Carteira de Trabalho, nos extratos de seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), no seu Cartão Cidadão ou ser obtido em qualquer agência da Caixa.

PIS/Pasep 2020 é prorrogado

Apesar de ter encerrado o cronograma de pagamentos do abono salarial do PIS/Pasep pago este ano referente a quem trabalhou em 2020, o governo decidiu liberar os saques até o dia 29 de dezembro. Isso se dá pois, quase 500 mil trabalhadores com direito ao benefício ainda não foram resgatar o abono salarial liberado este ano.

De acordo com informações do Ministério do Trabalho e Previdência, mais de 125 mil trabalhadores da iniciativa privada e 353 mil servidores públicos ainda não realizaram o saque do benefício. Em caso de dúvidas para verificar se possui ou não direito ao benefício, o trabalhador pode baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital em seu celular.

Vale lembrar que têm direito ao abono salarial pago este ano os trabalhadores que: Já exerceram atividade de carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2020; Que receberam em média até dois salários-mínimos por mês em 2020; Que estavam inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos em 2020.

Como descobrir o número do PIS

Há 3 maneiras de confirmar o número do seu PIS, é possível confirmar por telefone por meio de seu CPF ligando para o telefone da Previdência Social (135). Selecionando a opção 5, um atendente vai confirmar os seus dados cadastrais e informar o seu número do PIS. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Ou então pelo serviço Caixa Cidadão, no telefone 0800-7260207. O atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento com atendente ocorre de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Também é possível consultar via aplicativo, Na CTPS digital por exemplo, é possível conferir o número do PIS dentro de um dos contratos registrados, na versão Android ou iOS, assim como no aplicativo do FGTS. Também é possível consultar nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.

O número do PIS, também é obtido via internet, acessando o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). No site da Caixa, a consulta é possível pelo CPF. Também é possível acessar o site do FGTS, basta apenas realizar o cadastro, e no site é possível consultar os dados do usuário no ícone superior à direita – incluindo o número do PIS.

Avalie o Texto.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.