PIS/Pasep tem saque triplo sendo pago em junho; veja como receber

Em meio a crise econômica, trabalhadores podem ter direito aos valores esquecidos do PIS/Pasep. Confira quem pode se beneficiar ainda este ano.

Um dinheiro extra no bolso em um momento de crise econômica, sobretudo por conta do aumento da inflação, é sempre bem-vindo.

Nesse sentido, muitos trabalhadores que estão precisando de uma grana extra podem recorrer aos pagamentos do PIS/Pasep (abono salarial e cotas).

Atualmente, conforme levantamento feito pelo Notícias Concursos, os empregados de carteira assinada podem ter três possibilidades de saque do PIS/Pasep para receberem ainda este ano.

Dentre essas três possibilidades, muitos trabalhadores que não recebem o PIS/Pasep há algum tempo podem ter alguma delas para receber os valores do benefício.

Veja a seguir:

Abono salarial de 2020

Os cidadãos que trabalharam por ao menos 30 dias em 2020 com a carteira assinada, podem sacar o abono salarial neste ano. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, cerca de R$ 430 milhões ainda aguardam ser sacados.

Além de ter trabalhado no ano-base, é necessário que o cidadão tenha recebido uma remuneração média mensal de até dois salários mínimos e que esteja inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos.

O empregador também deve ter atualizado os dados do seu funcionário na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/eSocial). Os trabalhadores de direito poderão realizar o saque do benefício até dia 29 de dezembro.

Para consultar se tem direito ao abono salarial e o valor exato que receberá, basta baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS.

Abono salarial de 2019

Muitos trabalhadores deixaram de sacar o abono salarial PIS/Pasep referente ao ano de 2019, como no lote anterior, as regras são as mesmas para realizar o resgate. No entanto, será necessário solicitar o benefício.

O trabalhador pode fazer isso de forma presencial ou por e-mail:

  • presencialmente com um documento com foto em uma das unidades regionais do Ministério do Trabalho; ou
  • através do e-mail trabalho.uf@economia.gov.br, trocando “uf” a sigla do estado em que o trabalhador reside.

Para consultar se tem direito ao abono salarial e o valor exato que receberá, basta baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS.

Cotas do fundo PIS/Pasep

Os trabalhadores que atuaram com a carteira assinada entre os anos de 1970 e 1988 ainda podem ter direito aos valores das cotas do fundo PIS/Pasep caso ainda não tenham sacado. O dinheiro está na Caixa Econômica Federal pode ser sacado até 1º de junho de 2025.

Caso o titular tenha falecido o direito ao benefício é estendido aos seus herdeiros e dependentes. Essa categorização altera a forma de saque das cotas. O trabalhador pode ir até uma agência da Caixa e apresentar um documento com foto para resgatar os valores.

Já os herdeiros e dependentes, no caso de falecimento do trabalhador, devem apresentar diversos documentos comprobatórios, como a escritura pública de inventário, ou certidão de óbito e declaração de dependente habilitado à pensão por morte, ou alvará judicial designando.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.